sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CAYETANA, DUQUESA DE ALBA

1926-2014.

UMA MULHER ACIMA DAS CONVENÇÕES


Cayetana Fitz-James Stuart (Palácio de Liria28 de março de 1926  — Palácio de DueñasSevilha20 de novembro de 2014) foi a 18.ª Duquesa de Alba de Tormes, sendo a terceira mulher a usar este título por direito próprio. Seu nome completo era María del Rosario Cayetana Paloma Alfonsa Victoria Eugenia Fernanda Teresa Francisca de Paula Lourdes Antonia Josefa Fausta Rita Castor Dorotea Santa Esperanza Fitz-James Stuart y de Silva Falcó y Gurtubay .




Era filha única de Don Jacobo Fitz-James Stuart y Falcó, 17.º Duque de Alba (1878-1953) e de sua mulher, D.Maria del Rosario de Silva y Gurtubay, 15.ª Duquesa de Aliaga e 9.ª Marquesa de San Vicente del Barco (1900-1934). Chefe da Casa de Alba desde 24 de setembro de 1953 até à data da sua morte, foi sucedida pelo seu filho mais velho, Carlos Juan Fitz-James Stuart y Martínez de Irujo, duque de Huéscar. A Casa de Alba foi fundada no século XV e representa uma das famílias mais ilustres da Espanha.
Cayetana foi batizada na capela do Palácio Real em Madri, em 17 de abril de 1926, sendo apadrinhada pelo casal real Alfonso XIII e Vitória Eugénia. A relação de Cayetana com seu pai foi bastante próxima, fazendo com que herdasse o gosto por arte e cultura de seu genitor. Sua mãe contraiu tuberculose e, para evitar uma possível infecção, passava pouco tempo com a filha.
Detentora de 45 títulos nobiliárquicos (cinco ducados, um condado-ducado, 20 condados, um vice-condado e 18 marquesados) , era a mais titulada dos nobres espanhóis e do mundo, tendo sido a terceira mulher a dirigir a casa de Alba nos seus mais de 500 anos de história. Os títulos da duquesa serão distribuídos entre seus herdeiros.
Segundo o Livro Guinness dos Recordes, Cayetana de Alba era "cinco vezes duquesa, dezoito vezes marquesa, vinte condessa, viscondessa, condessa-duquesa e condestável, além de ser catorze vezes Grande de Espanha". A duquesa foi uma conhecida socialite espanhola e aparecia com frequência em vários programas de televisão e artigos de imprensa.


A espanhola María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a duquesa de Alba, em foto de outubro de 2011 (Foto: Cristina Quicler/AFP)

A espanhola María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a duquesa de Alba, em foto de outubro de 2011 (Foto: Cristina Quicler/AFP)
A espanhola María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a duquesa de Alba, aristocrata com maior número de títulos no mundo, conhecida por sua vida social e suas excentricidades, morreu nesta quinta-feira (20) aos 88 anos, informou um porta-voz da família.
"Ela faleceu esta manhã", afirmou um porta-voz do Palácio de Dueñas, residência da duquesa em Sevilha, a cidade andaluza onde vivia e onde foi hospitalizada no domingo (16) por pneumonia.
A duquesa de Alba era uma das personagens favoritas da imprensa espanhola, que organizou uma grande cobertura em 2011, quando a aristocrata excêntrica, conhecida por seus cabelos brancos encaracolados e sua espontaneidade,casou-se pela terceira vez com um funcionário 25 anos mais jovem.Ante o interesse da mídia sobre sua saúde, "por expresso desejo da paciente", de acordo com o hospital, a aristocrata havia sido transferida na terça-feira à noite para sua casa, onde foi cercada por sua família.
O casamento foi contestado pela maioria de seus seis filhos. Acostumada a sempre fazer sua vontade, para convencê-los, a duquesa decidiu distribuir entre eles sua fortuna fabulosa.
Proprietária de vários palácios e numerosos terrenos, sua fortuna, uma das maiores da Espanha, é estimada entre 600 milhões e 3,5 bilhões de euros.
Seu filho mais velho, Carlos Martínez de Irujo, duque de Huesca, vai se tornar o próximo chefe da Casa de Alba, fundada no século XV e uma das famílias mais ilustres da Espanha, mas os títulos da duquesa, mais de 40, deverão ser distribuídos entre seus herdeiros.
Resultado de uma combinação complexa de casamentos entre os seus antepassados em toda a Europa ao longo das décadas, Cayetana, como era conhecida carinhosamente, guardava cinco títulos de duquesa, um de condessa-duquesa, 18 de marquesa 18 de condessa e mais um de viscondessa.A duquesa de Alba durante seu casamento com Alfonso Diez, 25 anos mais novo, em outubro de 2011 (Foto: Jorge Guerrero/AFP)
A duquesa de Alba durante seu casamento com Alfonso Diez, 25 anos mais novo, em outubro de 2011 (Foto: Jorge Guerrero/AFP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails