sábado, 22 de agosto de 2015

UM NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES

Do fundo de minha casa vejo os azuis e verdes da baia e, no imenso espaço dos Fuzileiros Navais, a turquesa solitária de uma piscina raramente usada. Caminhões alaranjados da Schin ocupam boa parte do estacionamento do quartel e, às seis horas da manhã, uma voz no microfone há muitos anos substituiu a corneta, talvez pelos constantes desafinos de marinheiros de ouvido deficiente. 

Pelo que leio no jornal, o primeiro plano de minha paisagem familiar deve sofrer em breve algo como um terremoto. A Marinha vai se mudar para Aratu, cedendo o lugar a um novo centro de convenções. Parte da sociedade protesta, em especial os hoteleiros da orla.  Mas faço parte daqueles que aplaudem a iniciativa. 

Resultado de imagem para FOTOS OPERA SYDNEY

O Comércio e o centro histórico precisam de projetos que, sem ferir as idiossincrasias específicas á área, tragam um novo impulso, uma nova dinâmica. Sugiro um concurso a nível nacional para tão ambiciosa proposta. Precisamos de algo à la Frank Gehry/Guggenheim o a Ópera de Sidney, ousado e renovador, um imenso e reluzente búzio à beira-mar pousado. 

Resultado de imagem para FOTOS DOS GALPOES DE BELEM

Mas, por favor, que os antigos galpões do porto sejam poupados e adaptados a novas funções como em Belém e em Lisboa. Restaurantes, bares, teatros e galerias. Que além do centro de convenções e de um bom estacionamento, os idealizadores não transformem o espaço numa escaldante laje de concreto.  Salvador carece dramaticamente de verde. Porque não um jardim botânico para refrescar visitantes e baianos? Procura-se um novo Burle Marx para um novo Inhotim...

Resultado de imagem para FOTOS DE INHOTIM

Enquanto a Receita Federal, impaciente por deixar a Rua do Pilar, junto ao Museu du Ritmo, não hesita em pagar a bagatela de R$680 mil mensais de aluguel no Caminho das Árvores desde 2007, enquanto o Tribunal Regional de Trabalho abandona o belo edifício do ex-Banco Econômico para um bilionário projeto no CAB, inacessível ao trabalhador, é bom que nosso governador se oponha com criatividade à desertificação do centro de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails