Irei acrescentando peças ao longo do tempo, ja que se trata de um trabalho de longa duração. Quem estiver interessado em adquirir alguma obra, pode me contatar. Começo pelos artistas de carater auto-didatas. Alguns deles, conforme definição de Dubuffet, reconhecidamente "Brutos", ou, conforme catalogação da dra Nilze da Silveira, "Inconscientes". Mais tarde virão expressões mais eruditas e contemporâneas.
AURELINO, baiano, é o que se costuma definir um artista fora das normas, do tipo que a pioneira dra. Nilse da Silveira colocava como "Imagens do Inconsciente". O museu mais conhecido desta expressao é o "Musée d´Art Brut" de Lausanne, na Suíça, museu elaborado durante várias décadas pelo francês Jean Dubuffet. Geralmente sao artistas que fogem aos critérios do mercado de arte, apesar de haver grandes colecionadores das obras dos psicóticos. Suas obras sao colecionadas principalmente por outros artistas.
S/título. 2007.
Acrilico s/madeirite. 60 x 33
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Cardoso e Silva. Artista pouco conhecido que deve trabalhado nos anos 60. Dono de uma pincelada firme e generosa, com bom senso da composiçao. Suas obras sao praticamente impossiveis de se encontrar no mercado.
Praia. Óleo s/tela. 1972.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&& Praia
Emma Valle, começou a pintar na sua pensão da ladeira de Santa Teresa. Artista irrequieta, usava como suporte qualquer superfície. telas, papeis e madeiras, mas também pedaços de vidro quebrado, pratos, pés de mesa, chapéus de palha, estatuetas de gesso etc. Dona de forte personalidade, se desentendia com todos os galeristas. Difilmente sao encontrados obras da Emma Valle no mercado. O Solar Santo Antônio deve ter o maior acervo desta artista. A força de sua obra ainda precisa ter o devido reconhecimento.
Mulher corcunda. 1971.
Óleo s/eucatex 17 X 21
"Sertão" 1989
Óleo s/tela 22 x 20
"Xangô, nação gegê" 1987
Óleo s/madeirite 30 x 39
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Ailton. Pintor baiano durante os anos 70-80. Não se tem mais informações
"Ladeira da Montanha"
óleo s/madeira 53 x 53
.
"Nossa-Senhora da Maçaneta"
1984. Óleo s/madeira
Rio Vermelho
Óleo s/madeira 36 x 36
João Alves. Trabalhou como engraxate, nos anos 60, no Belvedere da Sé, centro histórico de Salvador. Nas horas vagas, pintava, expondo suas telas ao lado da cadeira de engraxate.
Casario II. 1965. Óleos/tela. 45 x 60
Casario I. Óleo s/tela. 1961. 64 x 54.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Fideles Caminheiro, este artista nordestino recebeu toda a cultura dos rodoviários, como prova esta tela, verdadeiro leque dos signos referenciais da gente das estradas. Apareceu várias vezes na minha galeria, e da mesma maneira desapareceu...
Alegoria. 1988.
Óleo s/tela. 39 x 49.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
José António Gonçalves.
Pernambucano, foi jardineiro na casa do artista Romero de Andrade Lima.
Figura. Óleo s/madeirite 20 x 49
Figura. Óleo s/eucatex. 1991. 25 x 25
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Nice. Natural do Ceará e casada com o conhecido,pintor Estrigas, O casal mora em Fortaleza; Esta sensivel artista especializou-se em tamanhos reduzidos, pintando sempre com témpera sobre papel. Expressao onírica descrevendo um universo mágico onde a criança é rei. Cores fortes, composição sem rigor aparente.
A família. 1990.
Témpera s/papel. 25 x 17.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Daniel de Paula. Começou com primitivo, mas desde o início, com especial preocupação na mistura de cores, o que o diferenciava dos costumeiros "naïfs" baianos. Com o tempo ele soube evoluir para uma expressão mais elaborada. Artista inquieto, não se contenta em caminhar pelas mesmas trilhas. Trabalha com minha galeria desde 1985.
"Natureza morta" 1999.
Acrílico s/tela. 30 x 40
"Morada além do Vale" 1997.
Acrílico s/tela. 50 x 63
"Caia chuva ou faça sol" 2007.
Acrílico s/tela. 43 x 50
ESDRAS Pintor popular, de origem pernambucana. Passeia nas ruas de Salvador com suas telas debaixo do braço. Seus clientes habituais são bares, quitandas, resdtaurantes baratos etc. Suas filkhas e genros tambem pintam, com a mesma técnica.
Tríptico - biombo. 1991. Oleo sobre tela. 1,39 x 175.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
João di Paula. Baiano de Ilheus. Mora em São Paulo onde expoe. Autodidata, adquiriu uma boa cultura artística. Expos na Casa-Museu Solar Santo Antônio uma série de estandartes.
Nossa-Senhora da Aparecida. 2009. Estandarte, Acrílico s/tela. 69 x 44.
ogadores de bola. Estandarte. 2009. Acrílico s/tela. 56 x 39
NossSenhora do Nô. Estandarte. 2009. Acrílico s/tela. 1,20 x 0, 83.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Miguel Cordeiro. Um dos artistas mais interessantes da Bahia nos anos 80. Foi o primeiro grafiteiro, criando Faustino, personagem relevante que perturbou bastante os transeuntes. Chegou a fazer uma exposição no Museu de Arte da Bahia. Trabalhou em exclusividade com a Galeria Flexa.
Nu com uma flor. 1985. Acrílico s/compensado. 54 x 30
The elephant man. 1986. Acrílico s/compensado. 37 x 66
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Ariel Dawi. Argentino. Morou por alguns anos em Salvador, trabalhando com a Galeria Flexa.
Voltou para Buenos-Aires. Vive entre Buenos-Aires Assuncion e Santiago do Chile.
Paisagem. 1992. Óleo s/tela. 64 x 49
Beira-rio. 1992. Óleo s/tela. 86 x 65.