sábado, 26 de dezembro de 2015

LADEIRA DA MISERICÓRDIA

Ladeira da Misericórdia, em Salvador, integra lista de patrimônio ameaçado do WMF

Nova York, 15 Out 2015 (AFP) - Doze lugares da América Latina, entre eles a Ladeira da Misericórdia, em Salvador, na Bahia, integram a lista 2016 do patrimônio ameaçado feita pelo World Monuments Fund (WMF) e apresentada nesta quinta-feira, em Nova York.

O rol latino-americano inclui também três locais em Cuba e dois cada um no Peru, México e Chile. Entre os 50 locais de 36 países estão ainda os monumentos culturais do Nepal, a mítica cidade de Petra, na Jordânia, a costa de Beirute e uma prisão na Albânia.

Ladeira SalvadorA Ladeira da Misericórdia, localizada no Pelourinho, é projeto da arquiteta Lina Bo Bardi (ndlr: responsável pelo desenho, entre outros, da famosa sede do Museu de Arte de São Paulo) e foi concluída em 1989. 

O WMF, organização independente sem fins lucrativos com sede em Nova York, divulga sua lista a cada dois anos desde 1996, baseando-se no trabalho de especialistas. 

Os locais selecionados receberão assistência financeira durante o próximo biênio, tanto do WMF como de outras entidades, para tentar reverter seus problemas.

Entre os países latino-americanos na lista de 2016 figuram três locais de Cuba: doze igrejas coloniais de Santiago de Cuba; o bairro El Vedado em Havana; e as instalações modernistas das Escolas Nacionais de Arte, na mesma cidade. 

O México aparece com dois locais ameaçados segundo o WMF - o parque Chapultupec e o antigo Colégio de San Ildefonso na Cidade do México. No Peru, são consideradas ameaçadas as ruínas de Rumiqolqa em Andahuaylillas e Ermida de Barranco, em Lima.

Também aparecem no rol dois locais do Chile: o cemitério geral de Santiago e os milenares geoglifos de Chug-Chug no deserto do Atacama.

Completam as indicações de lugares latino-americanos as fortificações de Portobelo, no Panamá, e a Igreja e Convento de São Francisco, em Quito.
Leia mais em: http://zip.net/bksb1B

MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails