quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PRAÇA DAS ARTES FECHADA

Praça das Artes é fechada para obras de conservação e manutenção

Exibindo Pça das Artes IPAC - Pelourinho.jpg

A partir de hoje (18), a Praça das Artes, área interna do quarteirão entre as ruas Frei Vicente, Gregório de Mattos, Ladeira do Ferrão e Baixa dos Sapateiros, no Pelourinho, está fechada para manutenção de conservação predial.

O anúncio é feito após acordo com a Associação dos Comerciantes do Pelourinho (Acopelô), cujo presidente e representantes estiveram em reunião com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA) e que administra a praça. O encontro ocorreu na quinta-feira (13) passada na sede do IPAC. Participaram ainda representantes do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico de Salvador (Conseg-CHS), lojistas e comerciantes.

A praça surgiu nos anos 1990, no início da reforma do Pelourinho, ocupando o espaço dos antigos quintais das casas e de ruínas que existiam no local. Nesse amplo espaço foram construídos um estacionamento de três pavimentos e uma grande praça para a qual têm acesso todos os imóveis das ruas Frei Vicente e Gregório de Mattos. A maior parte é ocupada por ateliês além da diretoria do Centro Antigo (Dircas) da Conder, o Cine XIV, o Teatro XVIII, dentre outros empreendimentos artístico-culturais.

Fazendo parte desse complexo o IPAC ainda administra o Museu Tempostal que detém extensa coleção de postais e o Centro Cultural Solar Ferrão que abriga coleções de arte e uma galeria. Técnicos do IPAC iniciaram prospecções para análise da infraestrutura da praça construída no teto do último pavimento do estacionamento. As análises contemplarão ainda a revisão de instalações elétricas, da impermeabilização do piso da praça e da drenagem, dentre outras necessidades.

ACESSO - O IPAC coordena a política pública estadual para a proteção dos patrimônios culturais na Bahia que, pela Constituição Federal de 1988, deve ser compartilhada em parceria entre União, Estados, Municípios e a sociedade civil organizada. Das desapropriações estaduais que ocorreram no Pelourinho na década de 1990, o IPAC herdou imóveis que correspondem hoje a cerca de 7% do total do parque imobiliário existente na área tombada do Centro Histórico de Salvador e a Praça das Artes é um deles.

Para acesso à Rua Gregório de Mattos, os usuários do estacionamento devem usar a portaria principal desse equipamento, na Baixa dos Sapateiros, a Ladeira do Ferrão ou a Rua Frei Vicente. Existe ainda uma escadaria coberta no Solar Ferrão que está aberta das 12h às 18h. Mais informações sobre a Praça das Artes na diretoria Administrativa do IPAC via telefone (71) 3117-6466 e 3116-6525 e endereço diafp.ipac@ipac.ba.gov.br. Para dados sobre obras na diretoria de Projetos do IPAC no telefone (71) 3116-6731 e 3116-6726. Acesse www.ipac.ba.gov.br, o facebook 'Ipacba Patrimônio' e o twitter '@ipac_ba'.


O IPAC informa que, durante as obras, as passagens para o Estacionamento Praça das Artes são:
  1. Ladeira da Praça
  2. Rua Inácio Accioly
  3. Rua Frei Vicente
  4. Rua Padre Agostinho (em frente à Rua do Taboão, no Largo do Pelourinho
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC
(71) 3117-6490, 3116-6673, 99221743, 91105099 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails