Foto: Divulgação
O vereador Gilmar Santiago (PT) vai solicitar à Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal a realização de audiência pública sobre a construção do edifício La Vue, na Ladeira da Barra.
O prédio, com 30 andares e cerca de 106 metros de altura, é alvo de protesto da Associação de Amigos e Moradores da Barra (Amabarra) e do Instituto de Arquitetos do Brasil, que acionaram o Ministério Público Estadual.
“Faremos uma audiência pública, mesmo contra a vontade do prefeito ACM Neto e da bancada dele. Eles não vão interditar o debate com os ambientalistas e moradores do bairro”, afirmou Gilmar. A liberação para construção do La Vue levantou polêmicas sobre os impactos no meio ambiente, trânsito e no patrimônio.
O prédio terá 24 apartamentos, um por andar e com valor médio de R$ 2 milhões. O edifício é construído pela Cosbat Empreendimentos. Segundo denúncia encaminhada a Gilmar e ao Ministério Público Estadual, a prefeitura concedeu o alvará de construção com base em um parecer isolado do coordenador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bruno Tavares, que contraria o parecer de duas técnicas do Escritório Técnico de Licenças e Fiscalização (Etelf), composto por especialistas do Iphan, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e Sucom.
No parecer do Etelf, as técnicas argumentam que a construção impacta, agride e tira a visibilidade de monumentos e áreas tombadas, a exemplo da igreja de Santo Antônio, o Cemitério dos Ingleses, os fortes de Santo Antônio e Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário