domingo, 6 de setembro de 2015

RESTAURAÇÃO EM LAGUNA

DO MERCADO POPULAR

[Cultura] Restauração do Mercado Público

Os tapumes guardam uma das revitalizações mais esperadas pelos lagunenses e turistas: o Mercado Público Municipal, nas margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos, construído na década de 50. 
Por trás das paredes de madeiras, homens trabalham na fase de acabamento para manter as características da arquitetura açoriana, nas paredes e janelas. Num dos boxs, os antigos azulejos foram preservados. 
A restauração e adequação está avaliada em R$ 3.779.742,16 milhões, valor investido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), através da Lei Rouanet. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artistíco Nacional (Iphan), Prefeitura de Laguna e Fundação Lagunense de Cultura participaram do processo de elaboração do projeto e licitação.  


O prédio com seu comércio característico deverá voltar ao cotidiano dos moradores e visitantes no segundo semestre de 2016. 
Ainda este ano, o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pascoal, irá organizar um encontro com integrantes da CDL, Sincaval e Acil para definir características dos empreendimentos que deverão ocupar aproximadamente os 20 boxs, entre peixaria, artesanato, lanches, petiscos, verdureira entre outros. No piso superior, o espaço será destinado para gastronomia. 
Uma licitação irá ocorrer depois do verão 2016, para a ocupação dos boxs e do restaurante. O objetivo é inaugurar o espaço revitalizado com atrações para o público.



Deck está sendo analisado pela Marinha do Brasil 

Um atrativo no novo mercado será um deck com 400 metros quadrados com 12 metros de avanço para a lagoa Santo Antônio dos Anjos. Um ponto de encontro de amigos para jogar conversa fora, comer petiscos açorianos e apreciar o pôr-do-sol na lagoa. 
O projeto foi encaminhado para a Marinha do Brasil para liberação. 
Qual será a cor do prédio é uma das curiosidades da população. O presidente da Fundação, Leonardo Pascoal, explica que terá tons de bege, um estilo mais claro. 
Características marinhas
Anterior à primeira construção do final do século XIX, todo o comércio da cidade era feito dentro das canoas, onde os comerciantes vendiam seus produtos à beira do cais. A obra está reconstituindo a edificação construída em 1958.
O novo Mercado Público trará elementos de características marítimas, tanto no interior quanto exterior da edificação, tendo detalhes que remetem a cultura local. 
Primeiro prédio pegou fogo
Ano de 1897, a comunidade de Laguna utilizava o Mercado Público para abastecer as suas residências. O prédio construído por Antônio Pinto da Costa Carneiro ficava nas margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos, onde hoje está a Praça Paulo Carneiro. Pela rua da Praia, atual rua Gustavo Richard, o povo chegava até o Mercado, para comprar frutas, verduras, carnes e grãos. Os peixes eram vendidos numa pequena banca ao lado do prédio. No espaço tinha açougue, armazém de secos e molhados, banca de frutas e verduras, com mais de 20 locais. 
Ao lado, uma fonte de água, vinda por canos da Fonte da Carioca, abastecia quem frequentava o Mercado. Período de 1910, começa um trabalho de aterro das margens da lagoa, a água avançava pela província, a obra era para reter a força da maré.
Num domingo chuvoso e com vento sul, do dia 20 de agosto de 1939, um incêndio assusta a cidade. Eram 23h, o fogo destrói o Mercado. Na época, o secretário de Justiça do Estado, Ives de Araújo, apontou como um incêndio criminoso.
No ano de 1940, as ruínas do prédio incendiário foram derrubadas. Começa um trabalho de transformação da orla marítima com a construção do atual mercado. No ano de 1956, um novo prédio começa a ser erguido, no mandato do então prefeito Valmor de Oliveira. Os recursos vieram do poder público e também de empréstimos bancários.
No ano de 1958 é inaugurado o prédio com tons de rosa claro e cor de cal. No primeiro piso funcionava o Mercado Público. No segundo andar a Câmara de Vereadores e a prefeitura, instalada no local até os anos 80.
No passar dos anos, o local foi ocupado por departamentos municipais. 
Cronograma do Mercado 
- A partir do ano de 2009, o Iphan licita o projeto de revitalização do Mercado Público, sendo a empresa Arte Real vencedora. O projeto é apresentando ao BNDES. 
- No ano de 2013, o Governo licita a obra, a empresa Magapavi vence. 
- No início de 2014, é assinada a ordem de serviço, meses depois os comerciantes desocupam os boxs. Em seguida, começam as obras. 
- Prazo de conclusão é segundo semestre de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails