terça-feira, 11 de junho de 2013

A RUA DE CLAES OLDENBURG


Claes Thure Oldenburg (Estocolmo21 de janeiro de 1929) é um escultor estado-unidense de origem sueca e é, entre Andy Warhol eRoy Lichtenstein, o mais importante representante do Pop Art americano.
Com Oldenburg, desaparece qualquer vestígio de pintura, permanecem apenas as coisas-imagem, ampliadas e exageradas nas cores berrantes, intrometidas demais num espaço que parece roubar a nossa existência. Tais presenças são exageradas pelo vazio, pela nulidade da consciência. Estando a tratar com uma "sociedade de consumo" mas corrente, a comida: está implícito que a "cultura de massa" também é uma espécie de comida.
Para Oldenburg é a comida americana, industrializada e padronizada: os hamburgers, os hot-dogs, os ice-creams que são diariamente introduzidos em quantidades industriais, como combustível nos fornos, nos tubos digestivos de milhões de americanos. Os modelos não são sequer essas comidas , mas sua publicidade em cores: claro, na sociedade de consumo primeiro vem a imagem publicitária, depois a coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails