quinta-feira, 23 de junho de 2016

TIRE O SAPATINHO LOUBOUTIN ANTES DE ENTRAR


Peguei o bonde andando! Apesar da proximidade – devagar demoro quatro minutos desde minha casa - já tinha aberto vários meses antes de eu saber da existência d´Aboca na Rua dos Marchantes. Mergulhei de cabeça neste bar improvável, que só abre às quartas-feiras, das 18 às 22. Madames até que podem se chegar, mas atenção: não é chique nem colunável. É um antro inquietante povoado de seres de outros satélites. Tem gordas tatuadas, tem magérrimos rastafáris, tem indefinidos/das de óculos lantejoulados, tem ancião barrigudo de chapéu de palha e até já pintou uma criancinha de colo. Teve medo de chorar. Mas como o sorriso de Liza e Vinicius é para lá de contagioso, então todos os extraterrestres mostram os dentes e riem de alegria que a vida é curta e isso é muito bom!

Já escutei reggae e hip-hop, bachianas de Villa-Lobos cantadas por Eneida Lima, Summertime por uma cantora do Togo, Ernesto Nazaré pelo brasiliense Naruh Payne e a flauta mágica de Elena Rodrigues. Eu mesmo contribuí com um húngaro e seu acordeão clássico e um saxofonista rock direto de Paris.
Lá descobri a Célia Furacão França. De sua escandalosa intepretação da Geni nem o Chico Buarque sonhou. A Divina (72) Valéria-Dor-de-Cotovelo e Marcelo Fonseca, violinista a la Django Reinhard. Vez ou outra pousa Açúcar Portela, anjo dourado de escuríssimos óculos redondos e asas de plumas arco-íris. Debochado, o cara! ...

Você poderá pagar a entrada ou filar. Muito fácil. Poderá beber água, caipirinha ou nada e até comer pizza, mas que importa se nas incertas luzes da ribalta cantores, poetas e músicos explodem e se desmancham na leveza do ar? Que ninguém duvide: Aboca faz parte desde já da mitologia musical da Bahia. Nas próximas gerações, muitos poderão se vangloriar de lá ter escutado, com apresentação do poeta Tiago Oliveira, estrelas então desconhecidas.

 E eu posso voltar a pé até minha casa, cumprimentando en passant a vizinhança...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails