sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

UM SUPERINTENDENTE MUITO PROBLEMÁTICO

DO BLOG PIMENTA (ILHEUS)


SECRETÁRIOS ENTREGAM OS CARGOS EM ILHÉUS

Alexandre Simões e Fernando Hughes entregaram carta de exoneração ao prefeito
Era crônica de uma morte anunciada. Há mais de um mês se sabia  em Ilhéus que os secretários de Saúde, Alexandre Simões, e de Administração, Fernando Hughes, estavam para entregar os cargos. O desembarque tem a ver com a disputa interna do PT ilheense, já que os dois fazem parte do grupo do vereador Alisson Mendonça e do deputado federal Geraldo Simões, enquanto o PT que governa a cidade é o do deputado federal Josias Gomes.
Quando deixou a Secretaria de Governo para voltar para a Câmara Municipal, Alisson Mendonça tentou emplacar Fernando Hughes em seu lugar. Perdeu a briga para a ala de Josias, que garantiu a nomeação do ex-diretor da Direc 6, Ednei Mendonça. E a queda de braço entre os dois grupos continuou.
A saída de Simões e Hughes, tantas vezes antecipada, finalmente aconteceu. Cada um dos secretários entregou há pouco sua carta de exoneração ao prefeito Newton Lima, num movimento articulado. É uma mensagem clara de que o PT vai para o processo sucessório dividido. Alisson Mendonça, inclusive, tem sido visto em pré-campanha ao lado do médico Ruy Carvalho, que tentará disputar a Prefeitura pelo PRB.
Não se sabe ainda quem será o novo secretário de Administração, mas para a Saúde o prefeito já escolheu Ronaldo Lavigne, irmão do ex-deputado federal Roland. Não é surpresa que Newton já soubesse o nome que substituiria Simões. É que nos bastidores do Palácio se sabia que a insatisfação com o jovem biomédico era grande e o prefeito não via a hora de vê-lo fora do governo.


SECRETÁRIO DA SAÚDE DEVE CAIR

Alexandre Simões não deve durar muito na Saúde
Depois da entrega da Secretaria de Governo de Ilhéus por Alisson Mendonça, o plano de grupo petista do qual ele faz parte já havia articulado a saída de mais dois secretários: Fernando Hughes, da Administração; e Alexandre Simões, da Saúde. Estes dois, porém, desistiram de renunciar, após a intervenção do deputado estadual Rosemberg Pinto (veja aqui).
Ocorre que, enquanto Hughes tem uma atuação elogiada no governo, Simões é um secretário-problema. O prefeito Newton Lima tem em sua mesa um documento assinado por 16 representantes de associações, pedindo a exoneração do titular da Saúde.
Quando soube que Simões entregaria o cargo, Newton Lima chegou a dar um suspiro de alívio, pois o ato evitaria que ele precisasse usar o poder da caneta. Abortado o desembarque, Newton terá que usá-lo, pois não esconde de ninguém sua irritação com a postura do secretário.
Alexandre Simões, jovem biomédico, é visto até como um gestor razoável. O maior problema dele teria a ver com a dificuldade de relacionamento. Por exemplo, os representantes das associações de moradores que solicitaram sua exoneração alegam que tentaram insistentemente falar com o secretário, mas ele não aceitou recebê-los.

SEM RENDIMENTO

Passados mais de três meses da entrada em peso do PT na administração ilheense, o prefeito Newton Lima – que também se tornou petista – ainda não conseguiu apresentar algo que indique mudança substancial no quadro anterior. Em outras palavras, a administração continua capenga, frágil, pouco produtiva e sem criatividade.
Algumas áreas, porém, despertam maior insatisfação, tanto na comunidade quanto no próprio Newton. São elas a Saúde e a pasta das Ações Regionais, comandadas respectivamente por Alexandre Simões e Murilo Brito.
Esses dois secretários têm sido motivo de grande dor de cabeça para o prefeito, que já esboçou a intenção de exonerá-los, mas preferiu dar antes uma advertência.

Um comentário:

  1. Essa pessoa está no lugar errado, não tem nada a ver com cultura, como também com a saúde.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails