terça-feira, 15 de dezembro de 2015

POBRE DO LULA. MAIS UM QUE O ENGANA

RICARDO NOBLAT


Estamos de acordo que o ex-presidente Lula é uma pessoa esperta, sabida, experiente, e que por temperamento é um chefe centralizador. Nada lhe escapa, segundo amigos. Delega poderes e tarefas, mas cobra. Tem boa memória. E quer resultados.

Para que fosse enganado tantas vezes depois que assumiu a presidência da República pela primeira vez, Lula só pode ter-se cercado de pessoas mais espertas, mais sabidas e mais experientes do que ele, de acordo?  Não foi assim no caso do mensalão?

De repente, gente da mais absoluta confiança de Lula; gente que sempre obedeceu às suas ordens; gente capaz de ir para a cadeia por ele se fosse preciso; essa gente o fez de bobo. Debaixo de suas barbas, enganou-o, traiu-o, e quase acabou provocando a sua queda.

Outra vez foi assim no que ficou conhecido como “o escândalo dos aloprados”. Funcionários da campanha de Lula à reeleição, sob o comando do atual ministro Ricardo Berzoini, forjaram documentos para derrotar candidatos do PSDB a presidente e a governador de São Paulo.

Por que Dilma, vez por outra, repete que nada tem a ver com a roubalheira na Petrobras? Ora, porque quem tem a ver é Lula. Partidos políticos pediram (essa é a história oficial) e ele nomeou para a direção da empresa que corromperam e que se deixaram corromper.

Quer dizer: Lula foi enganado novamente. Como agora foi enganado mais uma vez – e logo por quem. Denúncia oferecida ontem por procuradores da República dá conta de que José Carlos Bumlai, pecuarista, tão amigo de Lula que tinha passe livre para circular no Planalto, prevaricou.

À sombra de Lula e, seguramente, sem o conhecimento dele, Bumlai pintou e bordou. Pérfido, infiltrou-se no clã Lula da Silva e amparou dois dos filhos de Lula que passaram a despachar em salas comerciais que eram dele. Estava sempre disponível para satisfazer as vontades de Lula.

E o que fez Bumlai para desgosto do amigo? Tornou-se operador do PT, tomando empréstimos em seu próprio nome para socorrer o partido, metendo-se em negócios sujos no âmbito da Petrobras, comportando-se como se tivesse delegação de Lula para tal. Um bandido! Que tristeza.

Bumlai, hoje preso em Curitiba, juntou-se ali ao ex-ministro José Dirceu, também preso. Se condenado, se reunirá a uma turma de devotos de Lula que o fizeram de trouxa. Gente que Lula jamais esquecerá; e que jamais esqueceremos também.


Marisa Letícia, Lula e José Carlos Bumlai (Foto: Divulgação) | Marisa Letícia, Lula e José Carlos Bumlai (Foto: Divulgação)

Marisa Letícia, Lula e José Carlos Bumlai (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails