domingo, 13 de dezembro de 2015

CIDADE DA MÚSICA

Salvador conquista título de Cidade da Música da Unesco

Reconhecimento deve atrair investimentos no segmento da economia criativa da cidade e também do país
Salvador recebeu nesta sexta-feira (11) o título da Cidade da Música pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A candidatura da capital baiana ao título foi lançada pela prefeitura em julho deste ano. A ideia é que o reconhecimento atraia investimentos no segmento da economia criativa da cidade e também do país - Salvador, inclusive, é a primeira cidade brasileira a receber o título na área. 
Para comemorar, a prefeitura de Salvador lançou hoje uma lista na plataforma digital Spotify com 134 músicas. Dentre os artistas selecionados, Novos Baianos, Ivete Sangalo, AraKetu, Banda Eva, Timbalada, Ilê Aiyê, Margareth Menezes, Jammil, Pablo, Psirico, Tayrone Cigano, Pitty e Raul Seixas.
“A notícia da escolha de Salvador como “Cidade da Música” chega em um momento muito especial porque estamos colhendo os frutos de um trabalho árduo de transformação da nossa capital. Em quase três anos de administração, recuperamos a autoestima da população porque investimos em todos as áreas, em todos os bairros. Agora, a poucos dias do Réveillon e do Carnaval, eventos essencialmente musicais, nada melhor do que sermos contemplados com o título por uma entidade tão importante como a Unesco”, disse o prefeito ACM Neto.
O prefeito fez questão de dividir o título com todos os músicos e artistas que fazem de Salvador o berço musical do Brasil. “Os cantores, instrumentistas, compositores e todos que estão envolvidos com a música merecem este título porque levam a nossa história e cultura para o mundo”, acrescentou ACM Neto.
No Brasil, outras duas cidades já tiveram o título concedido pela Unesco, mas em outras áreas: Curitiba, na área de design, e Florianópolis, em gastronomia.  A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi lançada em 2004 e tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades para investir na criatividade como uma propulsão de desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo. A Rede engloba sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
Segundo Jorge Khoury, gestor do Escritório Salvador Cidade Global, a escolha contribuirá ainda mais para o fortalecimento da cultura local, promoção internacional e incremento do desenvolvimento humano, social e cultural que já são impulsionados pela música na cidade. A expectativa municipal é que a chancela da Unesco possibilite uma atração maior de investimentos no segmento da economia criativa e aqueça o turismo, uma vez que cidades criativas são consideradas destinos turísticos mais competitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails