sábado, 8 de novembro de 2014

O GABINETE DA ALICE-

A instalação imersiva “O Gabinete de Alice”, criada pelos artistas e pesquisadores Laura Campos (dança e educação somática), Alê Duarte (experiência somática e Rolfing), Joãozito Pereira (artes plásticas) e Lucas Bambozzi (cinema, vídeo e novas mídias), será inaugurada no dia 12 de novembro, às 16h, na Galeria do Jardim do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, ficando em exposição até 26 do mesmo mês. 


Concebido na forma de um espaço que convida o público a vivenciar situações sensoriais através de recursos tecnológicos associados à manipulação da percepção, o projeto é materializado em uma cabine onde imagens e gráficos respondem à presença e interações do público. 
Som, padrões visuais, pulsações luminosas e sensores de movimento conduzem o visitante em uma viagem narrativa pontuada por diferentes intensidade, sugerindo uma maior conscientização de nossas capacidades sensoriais e fisiológicas.
A ideia é apontar também para um pensamento crítico sobre as possibilidades de uso das tecnologias atuais
O desenvolvimento da instalação conta também com o trabalho dos programadores Toni Oliveira e Javier Cruz e tem trilha sonora composta pelo arranjador e instrumentista Pedro Augusto Dias.

 Contemplado pelo Edital de Artes Visuais do Fundo de Cultura da Bahia, “O Gabinete de Alice” é um projeto de fronteira entre as artes e o conhecimento produzido no campo da terapia do stress pós-traumático. 
Os artistas se valeram do repertório associado a seus respectivos campos de atuação no diálogo com um gráfico sobre a fisiologia do sistema nervoso autônomo desenvolvido pelo terapeuta corporal Alexandre Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails