sexta-feira, 28 de novembro de 2014

LUMIÈRE NA PRAÇA CASTRO ALVES

 Ivan, O Terrível : Foto Sergueï Mikhailovich Eisenstein

 Estudante, saía de um cinema para entrar noutro. Até três filmes por dia, três dias seguidos. Em Paris, ousei defender América, América, Kazan então execrado por ser maccartista. Na Cinémathèque, ouvia o mítico Henri Langlois como se missa fosse. 
Vi com meus olhos, vi, e ouvi Vicente Minelli apresentar  An American in Paris.                                                                                                                     
Nas décadas 70-80 Salvador oferecia momentos especiais. Tamoio, Capri, Popular, Excelsior, Jandaia, Guarani, Politeama. Chica da Silva, O bandido da luz vermelha, Dona Flor, Byby Brasil, Lúcio Flavio. Mas, com a sacralização dos shoppings, os enlatados acabaram com minha bulimia. O cinéfilo adormeceu...

... Para acordar com as Salas de Arte e, finalmente, com o novo Glauber Rocha, verdadeiro portão cultural para adentrar condignamente o centro histórico. Com Marília Hugues e Cláudio Marques encontrei uma segunda adolescência na escuridão cúmplice das pequenas salas. Sei do labirinto burro-crático que se esmerou em desestimular, afogar o entusiasmo do casal. 
Mas o 10° Panorama, que terminou no princípio de novembro na empolgação geral da nova geração de profissionais e amadores, é a prova de que valeu o sacrifício de anos de briga para gerar criança tão problemática. Mergulhei neste festival de talentos desconhecidos. 

Nadei na felicidade, chegando ao clímax com as duas partes do Ivan o Terrível. Quase meio século sem nada ver do Eisenstein. Como consegui sobreviver?! Claro que perdi muita coisa, já que três salas projetavam simultaneamente obras de jovens cineastas e retrospectivas paralelas. 

Após assentar a poeira, como negar os novos valores? O tempo sem dúvida saberá confirmar. Alentadora a constatação desta nova onda que, sabiamente, foge ao apelo de uma sociedade canibalizada pelo consumismo selvagem. 
Agradeço a bela viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails