segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PELÔ: UM HOTEL SE QUEIXA

Prezados,
Segurança publica é um tema bastante polêmico e precisamos entender que não é só um problema aqui no Pelourinho é um problema a nível de Brasil, precisamos entender que somente a policia não tem condições de intervir de forma satisfatória, tendo em vista que, a questão é bem mais profunda e perpassa por diversas outras instâncias a exemplo das questões sociais, pois o crak é um problema de saúde publica, assim como a reforma do nosso código penal que precisa ser feita em caráter de urgência.
Realmente temos crimes, assaltos, temos furtos, temos adultos, meninos e meninas em situação de rua, temos uma excessiva e mal administrada Politica Assistencialista por parte do Governo, temos muitos problemas, mais graças a Deus também temos a Policia Militar.
Os criminosos em sua grande maioria menores (que tem a seu favor o estatuto da criança e do adolescente),  que atuam hoje no Pelourinho se utilizam da tecnologia para se comunicar, enganar e ludibriar a todos, o aplicativo chamado Whatsapp que utilizamos tanto para entretenimento, conversas com nossos amigos e entes queridos, trabalho ou até mesmo para escapar de uma blitz de alcoolêmia é também bastante utilizados pelos delinquentes infratores para avisar aos comparsas qual turista fez um saque no caixa 24hs da Cantina da Lua ou qual turista saiu do Banco do Brasil guardando dinheiro na bolsa "amarela" , quem esta com maquina fotográfica ou correte de ouro e demais pertences, se o policial está no posto de trabalho ou não! Geralmente isso sempre acontece no horário de troca de turno da Policia Militar, momento este em que eles sabem muito bem sobre o horário e como acontece.
Não estou querendo aqui defender a Policia Militar, e muito menos o Governo, mesmo por que o Conselho e apartidário e sempre brigou e defendeu as ações que tentam melhorar o Pelourinho assim como todo o Centro Histórico de Salvador. Apenas estou relatando fatos e expondo a nossa realidade.
Tenho acompanhado muito de perto o trabalho do 18º na pessoa do Ten Cel Valter Menezes e posso garantir que o trabalho, as abordagens e apreensões estão sendo feitas assim como questões inerentes ao trafico estão sendo investigadas. Porem o mais difícil é manter esse delinquentes presos por serem menores, por não serem pegos em ou com flagrante, pela ausência de registros de BO's  e outros tantos facilitadores descritos muito bem por sinal, no nosso Código Penal Brasileiro.
Também não estou dizendo que não existe solução e que tudo tem que ficar como esta. Acredito sim, que pode mudar mais também acredito que depende de todos nós e não somente da Policia ou até mesmo do Governo.
Gostaria aqui de deixar aberto o canal do Conselho para que fatos, fotos videos e relatos possam ser enviados, vivemos na era da informação e muitas vezes um pequeno detalhe, uma pequena observação pode evitar um mal maior.
Até onde vai o nosso comprometimento com a nossa segurança? Até que ponto esperamos que a Policia e o Governo resolvam todos os nosso problemas? Temos muitas casas antigas, muitas portas (remendadas), janelas e gradis frágeis apesar da robusta aparência. Poderíamos ter monitoramento de câmeras e alarmes em nossas casas e estabelecimentos? Poderíamos compartilhar os videos de flagrantes somente no YouTube ou poderíamos enviar também para a Policia? Podemos orientar o nosso turista sobra como e quando andar por nossa cidade, de forma simples e confiantes? 
Estamos em uma faze muito ruim economicamente falando, mesmo estando na boca do verão, principalmente no que diz respeito ao Turismo e acredito que determinados videos, fotos e registros laçados em redes sociais sirvam para chamar a atenção do Governo e dos poderem públicos, mais também servem para dizer ao Turista ¨não venham para o Pelourinho aqui é assim, você vai ser assaltado deem meia volta e vão para a Barra, Ondina, Itapuã que são bairros extremante seguros, aqui não serve para você" e o resultado todos sabem qual é.
                         
                                     
Em 19 de novembro de 2014 11:07, Gilles Barral <gilles@casadoamarelindo.com> escreveu:
Prezados,

Infelizmente, a situação continua piorando no Pelourinho. Em uma semana 3 assaltos a poucos metros ou na frente do hotel. Cada vez, nenhuma presença policial...
A acumulação desses eventos só pode piorar ainda mais a imagem do nosso bairro, levando os turistas para outros horizontes... ou que não parece preocupar muito as autoridades...

Será que um dia, pessoas sérias vão colocar a segurança no primeiro plano, pois sem ela, não tem negócios, não tem empregos, não tem desenvolvimento social... só tem um bairro vivendo das esmolas do governo.
Mas há temos que já não temos mais ilusões.

Tenham o melhor dia possível.
Atenciosamente,
Gilles BARRAL
Sócio Gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails