domingo, 30 de novembro de 2014

O PREÇO DA CORAGEM

Morte de jovem deixa Alemanha a debater a coragem no dia-a-dia

Tugce Albayrak, 22 anos, interveio quando três homens assediavam duas outras jovens. Acabou por ser ela a vítima: morreu após ter sido violentamente agredida.


“Quando outras pessoas olhavam para o lado, Tugce mostrou coragem exemplar e rectidão moral”, disse Gauck, acrescentando que a jovem “será sempre um exemplo, o país inteiro está de luto”.

Este domingo há um tributo a Tugce em Berlim.A coragem cívica ou moral (Zivilcourage), ou coragem fora do campo de batalha como a definiu Bismark, tornou-se tema de debate. Na Alemanha, há campanhas para aumentar a reacção de cidadãos a comportamentos criminosos, com cartazes nos transportes públicos pedindo: “Se vês algo, faz algo.” 

A imprensa debate as consequências deste caso: fará com que as pessoas pensem duas vezes antes de ajudar alguém?O McDonald’s, cujos empregados foram acusados de ouvir os gritos das raparigas e nada fazer, defendeu a não intervenção dos funcionários.

O suspeito de ter atacado Tugce é um jovem de 18 anos de origem sérvia e está detido, tendo já admitido a agressão. Ninguém sabia ainda, no entanto, nada sobre as duas raparigas que a jovem foi ajudar.
O pai de Tugce já pediu que as duas jovens contactassem a polícia para depor. Mas estas poderão ter medo de o fazer, diz o jornal alemão Die Welt, já que é provável que não tivessem ainda 18 anos e tivessem bebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails