sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ATLAS DO SÉCULO XV

Atlas do século XV com Descobrimentos portugueses vai ser leiloado em Londres

Um raro atlas marítimo do século XV, que mostra os descobrimentos feitos pelos portugueses em África, desenhado 24 anos antes de Colombo descobrir a América, vai ser leiloado pela Christie's.


De acordo com a leiloeira, o atlas ilustrado, que mostra os limites das costas marítimas então conhecidas, é assinado pelo cartógrafo e navegador italiano Grazioso Benincasa (1400-1482) e vai a leilão com uma estimativa de venda de dois a três milhões de euros.
Ainda segundo a Christie’s, sobreviveram até hoje apenas 58 atlas do século XV, sendo este, desenhado à mão em Veneza, em 1468, um dos três que ainda permanecem em mãos de privados.
Julian Wilson, especialista da leiloeira em manuscritos antigos, indicou que o atlas de 600 anos “está desenhado numa larga escala invulgar, e representa 3.000 milhas do litoral da Europa ocidental e da costa africana, desde a Escócia, no norte, até à Serra Leoa, no sul”.
“Quatro dos mapas mostram os descobrimentos mais recentes dos portugueses, à época, na África ocidental, na sua tentativa de liderar a via marítima em redor daquele continente, para serem os primeiros a alcançar as Índias orientais e ter acesso à lucrativa rota das especiarias”, acrescenta o especialista, num texto sobre o manuscrito.
O atlas contém sete mapas, que mostram a atual Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa; a costa ocidental africana, de Cabo Branco a Cabo Roxo, com uma das mais antigas representações conhecidas de Cabo Verde; as Ilhas Canárias e a Mauritânia; Portugal e África ocidental, a norte, pelo estreito de Gibraltar até Agadir, em Marrocos; a Europa ocidental, com Portugal, Espanha e França; e a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails