Léonora Miano, que chegou na França aos 18 anos, recebeu o grande prêmio literário da África Negra, em 2012, pelo conjunto de sua obra, e estará em Salvador para apresentar seu romance “La Saison de l´Ombre”.
Nesse romance, ela evoca a vida dos habitantes de uma aldeia africana após um incêndio, no qual 12 homens desapareceram. Será preciso a tenacidade da mãe de um desses homens, de uma anciã e de um chefe da aldeia para descobrir onde eles desapareceram.
Narrando o cotidiano e os rituais que presidem nas relações dos moradores da aldeia, a obra de Miano procura restaurar a memória do tráfico de escravos nas tribos que viram os seus membros retirados para serem vendidos. Ela dá novamente vida a esses homens que foram vendidos, mostrando quem eles eram e qual era a sua percepção do mundo.
O Prêmio Femina, composto por um júri exclusivamente feminino, foi criado em 1904 pela revista La Vie Heureuse, com o objetivo de valorizar as mulheres e de contrabalancear outra importante premiação literária francesa, o Goncourt - que conta apenas com jurados homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário