terça-feira, 15 de março de 2016

CONSTRUIDO EM 1760


Resultado de imagem para FOTOS DO AUTOMATA DE Pierre Jaquet-Droz

 Este automata foi construído por um relojoeiro suíço, Pierre Jacquet-Droz, quando 
tinha cerca de cinquenta anos, 255 anos atrás – mas não é um relógio – é uma magnifica peça de engenharia, pioneiro dos computadores. 
fascinará todos os engenheiros, artistas, relojoeiros, fabricantes de bonecas e brinquedos, programadores de computadores, inventores e, basicamente, todos os que gostam de pensar na beleza da mente humana.
 Dentro do rapaz, existem cerca de 6.000 peças que garantem a energia e coordenam os movimentos da mão, dos olhos e da cabeça do rapaz.

Cada uma dessas peças foi afinada e miniaturizada para caber dentro do rapaz …que pode escrever frases com até 40 letras.

E, ainda mais espantosamente, as letras podem ser removidas, substituídas ou reordenadas…ou seja, o rapaz pode ser programado.

 O cilindro central controla os movimentos da mão, quer no desenho das letras, quer na pressão correcta da pena sobre o papel, ou a distância a que mergulha a pena no tinteiro.

 Hoje, com toda a tecnologia que nos rodeia, é muito difícil perceber como é que alguém conseguiu construir uma peça de engenharia como esta.

Na realidade, nem sequer pensamos na tecnologia que faz funcionar as nossas impressoras em casa, capazes de desenhar letras, figuras e reproduzir fotografias, a cores com muita rapidez…e fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails