Em breve, as famosas eurotrips, viagens feitas pelas principais cidades da Europa, vão ganhar um novo meio de transporte: as bikes. Isso porque uma megaciclovia, com mais de 70 mil km, irá integrar nada menos que 43 países, indo de Portugal a Moscou.
Chamado de EuroVelo, o projeto foi pensado e financiado pelo órgão de turismo sustentável da União Europeia, em parceria com a European Cyclists Federation, e tem até 2020 para ser finalizado.
Ao todo, são 14 redes de ciclovias de longa distância especialmente planejadas para quem quer viajar de bicicleta.
Ao longo das linhas será criada uma estrutura completa para atender o ciclista, com oficinas, lojas para aluguel de bicicletas, acomodação, áreas de descanso e até mesmo transporte alternativo para regiões que forem muito íngremes ou de difícil acesso.
Cada uma das rotas foi batizada com um nome relacionado à sua paisagem ou história. A mais extensa delas é a rota 14, ou “Cortina de Ferro“, nome dado em alusão à Guerra Fria.
Ao longo de 10.400 km, passando 20 países, entre eles a Noruega, Rússia, Alemanha e Bulgária, a rota conecta diversos parques nacionais, monumentos, museus e atrações.
Algumas partes da EuroVelo já estão prontas e todas as informações atualizadas ficam disponíveis no site oficial do projeto.
Fazer um mochilão de bike para Europa parece ser uma boa ideia? Comece já a economizar uma graninha e a preparar as pernas: em 2020, a EuroVelo tem tudo para ser incrível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário