sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

GUERRAS POR ÁGUA

GUERRAS POR ÁGUA

Com o subtítulo de “Privatização, poluição e lucro”, Vandana Shiva não deixa dúvidas do que vai tratar no terceiro livro publicado pela Radical Livros: a apropriação de um bem comum fundamental para a humanidade por parte de grupos políticos e econômicos interessados em transformar um direito do homem em fonte de lucro.
Guerras por água
Descobri a ativista indiana quando ela teve publicado seu primeiro livro em português, Biopirataria, na finada coleção Zero à esquerda, de saudosa memória.
Não foi muito difícil chegar à conclusão que devia publicar um livro em que uma autora da qualidade dela mostrava como algo tão precioso quanto a água, essencial para a sobrevivência da espécie, era um dos principais componentes dos conflitos do Oriente Médio, conflitos muitas vezes mascarados como sendo apenas de ordem religiosa.
Esse bem, sem o qual a vida humana não é possível, vem sendo privatizado e transformado em fonte de lucro para grandes empresas multinacionais e transnacionais, enquanto os governos pouco fazem para reverter esse quadro no contexto da assim chamada globalização.
Por trás desse movimento estão relacionados todos os mecanismos de apropriação da natureza com o único objetivo de reproduzir continuamente o capital, numa acumulação sem fim e sem sentido. Ao privatizar a natureza e seus recursos naturais, o homem torna-se responsável não apenas pela dizimação de sua própria espécie, mas pela destruição do planeta Terra.
Grandes enchentes, furacões, ciclones, desertificação de terras antes agricultáveis, todos fenômenos “naturais” inter-relacionados e causados pela exploração da natureza baseada somente no lucro e no desprezo à vida humana.
Guerras por água descreve e analisa o atual estágio de privatização da água e a ligação desta com uma agricultura comercial, que desconsidera os métodos tradicionais e auto-sustentáveis praticados por milênios, que são eliminados na ânsia por lucro e nada mais.
Este livro mostra, ainda, que “se as guerras do século XX foram disputas por petróleo, as guerras do século XXI serão travadas por água”.
Para saber mais: releasebiografia da autora, um excerto do livro e acapa em alta resolução.
Não deixe de ler também a excelente entrevista que publicamos aqui no sítio: Monoculturas da mente: uma entrevista com Vandana Shiva.
Título: Guerras por água: privatização, poluição e lucro
Autora: Vandana Shiva
ISBN: 978-85-98600-03-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 180 p.
Preço: R$ 34,00 (+ R$ 7,00 de despesas de envio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails