sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

DESCOBERTA EM LAGUNA

ESCAVAÇÃO DESCOBRE PAVIMENTAÇÃO DO SÉCULO XVIII EM LAGUNA (SC)

Local está interditado para que técnicos do Iphan possam fazer prospecção arqueológica. Foto: Rafael Andrade/Secom Laguna
Local está interditado para que técnicos do Iphan possam fazer prospecção arqueológica. Foto: Rafael Andrade/Secom Laguna
Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da prefeitura de Laguna iniciaram nesta terça-feira uma prospecção arqueológica de uma pavimentação de pedras tipo pé de moleque, provavelmente do início do século 18. A descoberta ocorreu na última sexta-feira na Travessa Manoel Pinho, quase na esquina com a rua Fernando Machado, uma das mais antigas da cidade, no Centro Histórico, mas foi divulgada somente nesta terça. O pavimento está preservado por faixas e somente profissionais do órgão federal têm acesso.
Misturas de conchas compõem a obra. A suspeita inicial é que elas teriam sido utilizadas para fixar as pedras. A rua está a cerca de 40 centímetros do pavimento atual (de paralelepípedo) e foi achada após escavações de máquinas para a instalação da rede de cabeamento subterrâneo no centro de Laguna, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que já está em execução há cerca de um ano.
A arquiteta e coordenadora do programa no município, Grazielle Sitônio, acompanha os trabalhos do Iphan e ressalta a importância de preservar este material.
— Vamos realizar todos os procedimentos de manutenção e, caso necessário, desviar a passagem do cabeamento, que vai possibilitar uma menor poluição visual dos fios nesta parte da cidade — diz.
No ano passado, também em Laguna, já foi encontrada uma galeria de água cristalina, uma âncora e diversos outros materiais.
Fonte original da notícia: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails