domingo, 24 de janeiro de 2016

PARA SEDUZIR O POVO

" ÀD CAPTANDUM VULGUS, PANEM E CIRCENSES "
( Para seduzir o povo, pão e circo)




Para júbilo dos amantes de textos clássicos, repasso carta do imperador Vespasiano a seu filho Tito:

"22 de junho de 79 d.C. - (79 depois de Cristo) - há 1935 anos.

"Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória.


"Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro.


"Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão:
'Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou'.


"Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão.
"Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas.


Vel caeco appareat (Até um cego vê isso).


"Portanto deves construir esse estádio em Roma.
"Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase:
`Ad captandum vulgus, panem et circenses´ (Para seduzir o povo: pão e circo).
"Esperarei por ti ao lado de Júpiter."


Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com 100 dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado romano.
A propósito de Copas e Olimpíadas, continua válida a pergunta de Vespasiano: “Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails