sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

TURISMO É SEGURANÇA


Duas francesas, em dezembro passado, foram assaltadas por meia-dúzia de pivetes na altura da fonte de Mário Cravo, os quais roubaram o celular, ainda dando risada no outro lado da rua. O diretor do Villa-Bahia, dirigindo-se ao estacionamento nunca vigiado, teve seu relógio arrancado na esquina da igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Um alemão foi assassinado na praia do Flamengo...

Cada vez que um visitante é agredido, voltando - vivo! - ao seu país, fala pelo menos a dez pessoas que falarão a outras cem. Belo contra-marketing! Durante os anos que o Hotel Pestana recebeu turistas no Rio Vermelho, não parou também de receber queixas de assaltos. Na saída do Convento do Carmo, apesar do quadriciclo com logotipo do 18° Batalhão enferrujando há dois anos na porta do Deluxe, a ladeira do mesmo nome é o terreno tradicional e seguro dos malandros.

Em 2012, um agente da muy eficiente polícia secreta de Israel pegou um mapa do centro histórico de Salvador e demostrou que bastava controlar as poucas entradas para controlar o bairro inteiro. Exatamente como acontece em Cartagena de las Índias, na não menos perigosa Colômbia. Lá andei de noite como de dia sem o menor receio. Não adianta promover em Miami e em Dubai os encantos da Bahia se, ao perambular pelo centro, os turistas serão incomodados por vinte drogados e assaltados a cada esquina. 

Os policiais, mal treinados e pouco atuantes são figuras meramente decorativas. Alguém já viu policial GG correr atrás de ladrão? Nunca estão nos pontos nevrálgicos. Onde o recurso humano é falho, câmeras deveriam monitorar as áreas sensíveis. Mas, ou não existem ou não funcionam.


O turismo na Bahia sobrevive unicamente pelos esforços teimosos dos comerciantes, eles mesmo sobrevivendo por milagre aos impostos escorchantes do estado e do município. 
Enquanto não houver responsáveis profissionais e competentes nos postos-chave, nosso turismo continuará sendo uma enorme avacalhação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails