ESTE É O PROJETO QUE DIVULGUEI NO MEU BLOG EM 2012, TENTANDO SENSIBILIZAR MEUS AMIGOS E CONHECIDOS MÚSICOS, INFELIZMENTE SEM SUCESSO.
É BOM CONSTATAR QUE CONTINUARAM ACREDITANDO E HOJE SÃO UMA MAGNÍFICA REALIDADE...
Orquestra de jovens baianos faz intercâmbio cultural em Portugal
No fim de novembro, o conjunto musical de Conceição do Coité levará o sertão da Bahia para Europa
Localizada no sertão nordestino, semiárido baiano, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, distante 220 km de Salvador, a jovem Orquestra Coiteense – OSA (Orquestra Santo Antônio), no dia 21 de novembro, embarcará em sua primeira viagem internacional. O conjunto, que realiza um trabalho social no município voltado para crianças e adolescentes, levará um pedaço da cultura do nordeste, através da música de concerto, para um canto da Europa.
Apesar de não ser possível levar todos o músicos, o sentimento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido toma conta de todos. O grupo que fará a viagem será integrado por 20 pessoas e os preparativos para a realização do intercâmbio internacional em parceria com o Conservatório de Música de Lisboa, Portugal, no final do mês de novembro, estão a todo vapor.
“A oportunidade de se apresentar na Europa, sem dúvida, é algo que a gente ainda não tinha imaginado” diz a violoncelista Letícia Ferreira, 16 anos que será uma integrantes da viagem de dez dias.
Segundo o maestro, responsável pela condução da Orquestra, Josevaldo Silva, a Orquestra Santo Antônio tem percorrido um processo de crescimento, classificado por ele como “bastante positivo”.
“Ela tem se tornado um grande orgulho para a cidade de Conceição do Coité. Está sem dúvida é mais uma oportunidade de levar a música produzida aqui em Conceição do Coité, no semiárido baiano ao mundo”, afirmou.
A aprovação no edital de mobilidade artística, custeado do projeto de intercâmbio, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, foi bastante comemorado pelos integrantes da orquestra.
O projeto Santo Antônio de Música foi criado no bairro Alto da Colina, em Conceição do Coité, através da iniciativa de uma mobilizadora social e seu irmão, um padre que realizou uma feijoada nos EUA para arrecadar dinheiro e iniciar o projeto e um professor de música. Ele promove educação musical através da prática de orquestra para crianças e jovens de baixa renda, sendo as atividades financiadas ainda por meio das feijoadas, do poder público municipal, de editais públicos e doações da comunidade local, além do calendário de eventos da Orquestra já realizado no seu próprio teatro.
Iniciado em 2007, começou com a iniciativa do jovem músico e regente Josevaldo Silva, que percebeu que a música orquestral, aparentemente tão distante e destoante da realidade local, poderia ser um meio de interferir positivamente na vida da comunidade.
A orquestra Santo Antônio foi um dos mais importantes projetos criados, sendo uma iniciativa completamente inédita no município. Atualmente o projeto tem parceria com o Núcleo de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA e conta com prestígio e reconhecimento, chegando a ser tema de matéria no Jornal Nacional em 26/01/11 e no programa Globo Repórter em 26/12/11 (Rede Globo).
Desde sua criação a Orquestra tem movimentado a vida na comunidade, revolucionando a vida das crianças e adolescentes envolvidos e se tornando um modelo de trabalho social para o Brasil.
A Orquestra desmistifica a música erudita e a democratiza. A Orquestra também se prepara para realizar uma turnê no nordeste durante o mês de fevereiro de 2015. Na oportunidade prepõe homenagear o ícone da música nordestina - Luiz Gonzaga, e com a sua van adquirida com recursos do Criança Esperança, pretende percorrer quase todas as capitais do nordeste.
Orquestra Santo Antônio recebe o prêmio Comenda do Mérito Cultural da Bahia e faz participação com outros artístas no Teatro Castro Alves: http://g1.globo.com/
Participação da Orquestra no Festival de Verão de Salvador, com o cantor Saulo Fernandes: https://www.youtube.com/watch?
Visita de Luciano Huck a sede do Projeto em Conceição do Coité e participação de músicos da Orquestra tocando com a Orquestra Sinfônica Brasileira no palco co Caldeirão: http://globotv.
Reportagem no Jornal Nacional: http://glo.bo/fIEnf2
Reportagem no Globo Repórter: http://glo.bo/vTm3NE
Nenhum comentário:
Postar um comentário