quinta-feira, 18 de junho de 2015

AZUL ENGOLE TAP

Brasileiro, dono da Azul, compra a companhia aérea portuguesa TAP


O inventor do e-tiket e fundador das companhias aéreas JetBlue (Estados Unidos), WestJet (Canadá) e da Azul (Brasil), agora é o dono da TAP Portugal. O brasileiro, filho de norte-americanos, David Neeleman lidera o consórcio Gateway que venceu a privatização da empresa e deterá 66% do negócio, dos quais 5% são reservados aos funcionários.

A proposta vencedora, que tem parceria com o empresário português Humberto Pedrosa, foi de 354 milhões de euros, quantidade mínima que pode aumentar em função da atividade da companhia em 2015. A TAP acumula dívidas de 1,34 bilhão de euros, dos quais cerca de 400 milhões de euros têm que ser pagos ainda em 2015. Serão negociados prazos e condições de pagamento. Tem ainda capital negativo de cerca de 500 milhões de euros.

A expectativa é de que o valor investido pelo consórcio, inicialmente, será para capitalizar a TAP e renovar a frota - que já é considerada defasada pelo mercado -, e estudar novas rotas.

Neeleman superou a oferta do empresário colombiano-brasileiro Germán Efromovich, dono da Avianca. A compra da TAP é estratégica para a exploração de voos europeus para o Brasil, já que muitos fazem escala em Portugal antes de seguir viagem.

A aquisição de uma empresa aérea na Europa costuma demorar de quatro a cinco meses. Isso quer dizer que todo o processo poderá ser concluído apenas em 2016. Além da companhia aérea, a TAP inclui uma empresa especializada em manutenção e engenharia no Brasil e a firma de gestão de carga e bagagens Groundforce.

Segundo a informação fornecida pelo Executivo português na folha de condições original, o Estado manterá em seu poder 34% dos títulos do grupo, embora possa vir a vendê-lo ao mesmo comprador “durante os dois anos seguintes” à assinatura do contrato, sempre que o vencedor da licitação cumprir todas as condições.

Operação no Ceará
De Fortaleza, partem todos os dias um voo para Lisboa com o Airbus A 330, com capacidade para cerca de 300 passageiros. De lá, para 55 destinos em cidades europeias. A TAP voa aos Estados Unidos e para 14 destinos na África. Conforme a empresa, a taxa de ocupação média dos seus voo tem sido de 80%. A TAP informa que só comentará a privatização depois do pronunciamento do governo português. 

A TAP mantém 102 funcionários no Brasil e cerca de 7 mil no mundo. No Brasil, tem voo saindo de 12 cidades brasileiras - Belo Horintonte, Belém, Campinas, Natal, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Transportou no ano passado cerca de 11,4 milhões de passageiros em todo o mundo - recorde da companhia. (com Folhapress)

Endividada e com capital negativo, a estatal portuguesa TAP teve seu controle vendido a David Neeleman. Brasileiro e filho de norte-americanos, ele é dono da Azul
COMENTÁRIO DO BLOGUEIROUM CONSELHO, GENTE! QUEM VIAJAR AGORA PELA TAP, LEVE SUA QUETINHA. PORQUE SE JÁ AS REFEIÇOES ERAM RUINS SOB GESTÃO PORTUGUESA, COM A AZUL VAI FICAR INTRAGÁVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails