quarta-feira, 8 de abril de 2015

ORQUÍDEAS

Pesquisador da UFSC encontra menor flor de orquídea já registrada no mundo científico

Espécie Campylocentrum insulare, de meio milímetro, pode ser encontrada em regiões de Mata Atlântica, que predominam no Estado

Pesquisador da UFSC encontra menor flor de orquídea já registrada no mundo científico Betina Humeres/Agencia RBS
Quando fazia a última revista nas espécies de orquídea na estufa do Departamento de Botânica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) antes de ir embora, o pesquisador Carlos Siqueira avistou uma pequena mancha branca em um dos galhos expostos para o processo de floração. "Um fungo", pensou, enquanto fechava a porta. 

Mas o instinto de investigador foi maior e o fez voltar para certificar-se se, de fato, havia bolor na espécie colhida na Unidade de Conservação Ambiental Desterro, mantida pela UFSC em Florianópolis. Para sua surpresa, e de toda a comunidade científica que estuda as epífitas (plantas que vivem sobre outras, sem relação de parasitismo), a lente do microscópio mostrou o que viria a ser a menor flor de orquídea já encontrada no mundo.

Leia também:
>> Confira as notícias do colunista Mário Motta
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

A espécie Campylocentrum insulare, cujo nome faz uma homenagem à Ilha de Santa Catarina, supera todas as expectativas de delicadeza que uma planta pode ter: são 0,5 milímetros de inflorescência. Para poder ser vista, é necessário boa visão e toque suave, além de um fundo que possa gerar contraste às pétalas brancas e ao miolo amarelo. Caso contrário, a estrutura ausente de folhas e com raízes fotossintéticas logo se desfaz. 

— Achei a flor minúscula e a comparei com outras presentes na bibliografia especializada. Não encontrei nada parecido. A menor que existia até então possui 1 milímetro — explica, orgulhoso, o pesquisador da filogenia das orquídeas.
Inflorescência captada com o auxílio de um microscópio (Foto: Carlos Siqueira/UFSC)

Federação comemora novidade
O presidente da Federação Catarinense de OrquidofiliaMarcelo Vieira Nascimento, comemora a descoberta:

— O Estado de Santa Catarina é repleto de micro-orquídeas, que variam entre 5 e 10 milímetros, mas não tínhamos conhecimento de uma tão pequena. Essa nova espécie encontrada é muito significativa para a Ciência e para a preservação — completa.

A comprovação do título de "menor flor de orquídea do mundo" veio com a publicação do artigo The Smallest Angraecoid Species from the Neotropics: A New Campylocentrum (Orchidaceae) from a Brazilian Subtropical Forest na revista científicaSystematic Botany, que atualizou os registros de espécies de orquídea presentes em regiões de Mata Atlântica

Depois de desidratada e prensada, a variação encontrada por Carlos também foi incorporada à fitoteca do Herbário Flor, do Departamento de Botânica da UFSC, onde estão catalogadas quase 60 mil espécies
Essa espécie de orquídea não apresenta folhas, sendo as raízes as responsáveis pela fotossíntese (Foto: Carlos Siqueira/UFSC)

Ficha técnica
Espécie
Campylocentrum insulare
Gênero: Orquídea 
Tamanho: 0,5 mm
Localização: Pode ser encontrada em regiões de Mata Atlântica

4 comentários:

Related Posts with Thumbnails