terça-feira, 28 de abril de 2015

MANSÃO WILDBERGER

CRÔNICA DE UMA DEMOLIÇÃO

Alejandra Hernández Muñoz e Luiz Alberto Ribeiro Freire
Resultado de imagem para FOTOS DA MANSÃO WILDBERGER SALVADOR
Casarão histórico no Largo da Vitória, em Salvador, foi demolido quase às escondidas numa tarde de domingo para dar lugar a um edifício de 35 andares.

A demolição criminosa que a construtora Liwil empreendeu no dia 28 de janeiro comprova o processo de demolição do patrimônio cultural baiano inaugurado com a demolição - derrubada da antiga Sé ocorrida em 1933. Na época, três ingredientes contribuíram para a derrocada da Sé: a justificativa do "progresso", a ganância das autoridades eclesiásticas e a ausência de legislação sobre o patrimônio.
Esta última foi suprida algum tempo depois com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atual Instituto IPHAN). Deste marco em diante, outros ingredientes, tão ou mais nocivos, associaram-se na destruição das referências de nosso passado mais antigo e recente, como o descumprimento das leis específicas, o descaso, a prepotência econômica, a ausência de autoridades, a burocracia intencional, a corrupção e a defesa da "modernidade".
Em 2005, o IPHAN tombou provisoriamente a Igreja de Nossa Senhora da Vitória e o seu entorno, compreendendo uma poligonal que abrange ambos os lados do Largo da Vitória, partindo do antigo Hotel Colonial (atual Aliança Francesa), passando pela clínica médica (CATO), na esquina, e por todas as edificações vizinhas até a Mansão Wildberger, inclusive, e, no lado oposto do Largo, por todos os edifícios desde a residência universitária da UFBA até a esquina com a avenida Sete de Setembro.
Esse tombamento, segundo a Portaria nº10, de 10/09/1986, implica que qualquer alteração, seja por demolição ou acréscimo de qualquer elemento (desde um cartaz publicitário até um edifício), não pode ser feita sem a análise e a aprovação do IPHAN. Via de regra, os tombamentos provisórios têm evoluído para definitivos.
Portanto, o caso da Mansão Wildberger repete, em terras baianas, a estratégia criminosa adotada no caso da Mansão Matarazzo em São Paulo. A consciência da ilegalidade é evidenciada pelo dia, horário e condições escolhidas para a demolição: em uma tarde de domingo, destroçaram a casa com parte do seu recheio, aquele que não foi retirado na madrugada anterior. O ruído das máquinas chamou a atenção da vizinhança, levando-a a denunciar o barulho excessivo à Superintendência de Uso e Controle da Ocupação do Solo do Município (SUCOM); alguns vizinhos apareceram para pilharem, enquanto outros lamentavam.
Por parte da sociedade, há dois comportamentos que comprometem a luta pela preservação do patrimônio: por um lado, a prática do roubo de antiguidades, da privatização dos bens públicos, e, por outro lado, a postura passiva das pessoas, na maioria das vezes indiferentes, ou a lamentação sem conseqüências.
Resultado de imagem para FOTOS DA MANSÃO WILDBERGER SALVADOR
A história do Largo da Vitória e da Mansão Wildberger
A primeira Igreja de Nossa Senhora da Vitória foi construída ainda no século XVI, com sua fachada principal para o poente. O modesto edifício original, em barro e palha, como a maioria das primeiras capelas baianas, foi substituído por outro de alvenaria (possivelmente no século XVII ou XVIII), reorientado "para o lado da terra", com seu acesso principal desde o antigo Caminho do Conselho (atual avenida Sete de Setembro).
Em 1915, mantendo-se a caixa dos antigos muros, a Igreja foi modernizada com a atual fachada eclética, enquanto o Largo da Vitória recebia iluminação, trilhos de bondes e arborização. Ou seja, o valor histórico e artístico da Igreja é inquestionável, não apenas pela sua relevância arquitetônica como pela sua decoração interior em talha, obra-prima do grande entalhador baiano, o Capitão Cipriano Francisco de Souza, realizada no século XIX, assim como a pintura de seu forro.
Até os anos 1930, no terreno do fundo do Largo, atrás da Igreja, havia um casarão do século XIX, com o Hotel Bom Sejour, que alojava principalmente suíços e alemães. Em 1937, o Hotel deu lugar à Mansão Wildberger, inspirada na arquitetura medieval alemã, com exteriores evocando um jardim inglês. Com a gradativa verticalização do Corredor da Vitória, desde os anos 1960, a área do Largo começou a ser rodeada de edifícios altos. Porém, o entorno da Igreja, mesmo com a construção dos arranha-céus, que não superam os 10 andares, conseguiu manter uma relação de escala harmônica, já que, volumetricamente, representa o dobro da altura do volume da igreja, enquanto o afastamento deles do monumento não comprometem a sua legibilidade.
Historicamente, portanto, a Igreja, vista desde o Largo, tem sido percebida contra o céu, com o fundo limpo, sem qualquer elemento que interfira em sua leitura. Assim, desde a ladeira da Barra, apesar de todas as transformações das vizinhanças, há mais de 450 anos que toda a área do fundo do templo se conserva praticamente com as mesmas características: edificações baixas e vegetação densa. E, precisamente, a Mansão Wildberger passou a ser o único espaço que manteve seu ar discreto naquela paisagem, permitindo o destaque da Igreja, principal monumento do lugar. Ou seja, a conservação de toda a atual relação volumétrica, tanto desde o Largo como da ladeira da Barra, revela-se de fundamental importância para a adequada legibilidade monumental da Igreja.
O principal problema, portanto, que envolve o projeto Mansão Wildberger (a destruição da casa para a construção de um arranha-céu de 35 andares), está na relação volumétrica desta monstruosidade com a Igreja, com os edifícios do entorno e com a paisagem verdejante da encosta sobre a Baía de Todos os Santos.
Resultado de imagem para FOTOS DA MANSÃO WILDBERGER SALVADOR
A relevância do entorno da Igreja da Vitória
As primeiras políticas de conservação de inícios do século XX referiam-se apenas ao elemento construído, sem considerar o contexto das edificações e monumentos. Essa foi a linha de atuação dos primeiros tombamentos do SPHAN (atual IPHAN), que estabeleciam graus de proteção de edifícios isolados, no início das campanhas de preservação no Brasil. Porém, com o aprofundamento das discussões e após resultados díspares, percebeu-se que tão importante quanto o próprio objeto era o entorno do bem patrimonial, isto é, a sua ambiência.
A partir da Carta de Veneza, de 1964, então, a proteção começou a ser estendida ao entorno do edifício tombado e, também, a adotar-se como critério de valor a presença de uma edificação na paisagem, a partir do conceito de tecido urbano como elemento monumentalizável. Ou seja, tratava-se de reivindicar o aspecto constitutivo de um ambiente determinado por um edifício, mesmo que esse não fosse relevante desde o ponto de vista histórico ou artístico. Esse é o caso da Mansão Wildberger, como parte integrante do entorno da Igreja da Vitória.
Daí a importância do tombamento da Igreja e, sobretudo, a preocupação existente diante da iminente torre que se pretende construir a poucos metros de seus muros. Não é uma discussão, apenas, do direito à propriedade privada, mas do direito que teria uma reduzida parcela da sociedade de destruir um patrimônio público que não lhe pertence - neste caso, a legibilidade monumental da Igreja da Vitória e, pior, o impacto de tal torre naquele lugar para a feição da cidade.
Resultado de imagem para FOTOS DA MANSÃO WILDBERGER SALVADOR

Os autores são Professores de História da Arte da Escola de Belas Artes da UFBA. Luiz Alberto Ribeiro Freire é museólogo, doutor em História da Arte, vencedor do Prêmio Clarival Prado Valladares de 2006, publicou recentemente "A Talha Neoclássica na Bahia". Alejandra Hernández Muñoz é arquiteta e doutoranda em Urbanismo sobre o tema dos Espaços Públicos de Salvador.
COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO
FOI EXATAMENTE NUMA TARDE DE DOMINGO. ALGUÉM ME TELEFONOU, FOI COM O TAXI DO BETO, UM VIZINHO E AMIGO. TELEFONEI PARA O EUGÊNIO D´ÁVILA LINS, ENTÃO SUPERINTENDETE DO IPHAN. ESTE COMEÇOU POR AFIRMAR QUE NÃO ESTAVAM SOMENTE RETIRANDO OS MÓVEIS. INSISTI, INFORMANDO QUE EU ESTAVA NO LARGO FRENTE A MANSÃO E ESTAVA ASSISTINDO A DEMOLIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails