sábado, 11 de abril de 2015

AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ


As Ganhadeiras de Itapuã é um grupo tradicional que foi constituído com a finalidade de resgatar as antigas tradições do bairro de Itapuã, sobretudo, resgatar a historia das antigas ganhadeiras da época em que o bairro ainda era uma pequena aldeia de pescadores, situada no litoral norte do município de Salvador.

O produto do trabalho do grupo é um belo espetáculo que envolve música (cantigas, cirandas e, principalmente, sambas de roda), dança e encenações teatrais. Estes elementos compõem a base do espetáculo que busca contar um pouco do que era o jeito de ser e de viver do itapuanzeiro.

O trabalho do grupo é mostrado em espetáculos públicos e no cortejo da tradicional lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, todo ano, como parte integrante do cortejo oficial da lavagem. 
O grupo possui 40 integrantes – são mulheres, homens e crianças com idades que variam entre 12 e 78 anos. No palco são 13 crianças (que cantam e dançam), 08 músicos que tocam instrumentos de corda e percussão que, juntos com a sonoridade das vozes de tom muito peculiar de 19 senhoras, revelam a riqueza do universo cultural de Itapuã, produzindo um belo espetáculo de música, dança e encenações teatrais que vem encantando as platéias dos locais onde tem sido apresentado. 

As Ganhadeiras de Itapuã já se apresentaram por 02 vezes em Festivais de Cultura Popular realizados no estado de Goiás, como o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Participaram como atração convidada, de shows de Margareth Menezes, Gerônimo, Mariene de Castro e realizaram a abertura da apresentação do percussionista Gustavo de Dalva, durante o 13º PERCPAN no Teatro Castro Alves, em Salvador. E em dezembro de 2007 recebeu o Premio Culturas Populares 2007 – Mestre Duda 100 Anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails