sábado, 21 de março de 2015

LAURO DE FREITAS: CICLOVIA

Lauro de Freitas aguarda sistema cicloviário
Município conta com grande quantidade de usuários de bicicleta como principal veículo de transporte


Exibindo Ciclovia na Via Expressa 2 de Julho Foto Edmar de Paulo OK BX.jpg

por Hendrik Aquino*

Iniciado em 2009 pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o projeto Cidade Bicicleta (CB) ficou pronto em 2011 e tinha como objetivo implementar 220 quilômetros de sistema cicloviário nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas até a Copa do Mundo de 2014.
A divulgação da iniciativa gerou grandes expectativas tanto para os ciclistas habituais como para quem nunca pedalou, uma vez que incentivava o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer, criando uma alternativa de locomoção barata, nas vias cada vez mais congestionadas.
Em Lauro de Freitas a bicicleta é utilizada como principal veículo de transporte de grande parte dos trabalhadores que ganham até três salários mínimos e poderá se incorporar também na rotina de vida de muitos outros cidadãos que aguardam pela execução do projeto Cidade Bicicleta.
Desde 2013, quando tomou conhecimento da existência do CB, a gestão municipal, através da Secretaria de Planejamento, solicitou ajustes no projeto, necessários para adequá-lo a atual realidade do município. As alterações foram propostas pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas que criou um Grupo de Trabalho (GT) específico para acompanhar o projeto. Devido a complexidade e cuidados necessários com os ajustes, foi preciso analisar a versão original em etapas, considerando trechos, tanto para o tráfego exclusivo como também para o compartilhado com outros veículos. O GT Cidade Bicicleta conta com a participação da sociedade civil e de secretarias municipais além da CONDER, que entregará, em breve, a última versão atualizada do projeto, possibilitando assim a execução de 22 quilômetros de sistema cicloviário que ligará diversos bairros, através das principais vias de Lauro de Freitas.
A novidade despertará a atenção da iniciativa privada que, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo do Estado poderão dar nova dinâmica a mobilidade do município e da Região Metropolitana, conectando outros modais como o Metrô, com previsão para chegar a Lauro de Freitas através da linha 2
Atentos às possíveis mudanças positivas para a região, empresários já adequam os seus estabelecimentos instalando paraciclos e melhorando as condições tanto para clientes quanto para funcionários, dando assim boas vindas aos ciclistas e demonstrando sensibilidade à opção de transporte que está diretamente ligada a saúde, meio ambiente, lazer, esporte, independente de gênero, classe social ou idade. A bicicleta poderá representar, em breve, um dos importantes avanços na cidade de Lauro de Freitas.

* Hendrik Aquino é designer, jornalista, Conselheiro Municipal de Política Urbana de Lauro de Freitas e militante em movimentos sociais.

Legenda para foto do artigo: Ciclovia reinaugurada na Via Expressa 2 de Julho Crédito fotográfico: Edmar de Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails