quarta-feira, 25 de março de 2015

GUIDE MICHELIN BRASIL

Primeiro Guia Michelin no Brasil não dá nota máxima a nenhum restaurante

Veja lista de locais premiados no Rio e em SP pela famosa publicação.
Um restaurante ganhou 2 estrelas e 16, 1 estrela; 3 estrelas é maior nota.

D.O.M, do chef Alex Atala, ficou na terceira posição na lista de 2014 (Foto: Rubens Kato/Divulgação)

Michelin, tradicional publicação que seleciona bons restaurantes e hotéis em diversas regiões do mundo, divulgou os estabelecimentos brasileiros incluídos em sua primeira edição no país. O guia, que é também o primeiro da América do Sul da empresa francesa de pneus, avaliou as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
O guia Michelin brasileiro é o primeiro da América do Sul (Foto: Guia Michelin/Divulgação)O guia Michelin brasileiro é o
primeiro da América do Sul
(Foto: Guia Michelin/Divulgação)
Nenhum restaurante nacional ganhou três estrelas, a ota máxima da publicação. O mais bem avaliado foi o D.O.M., em São Paulo, do chef Alex Atala, que recebeu duas estrelas (o equivalente a "Cozinha excelente, vale a visita").
Outros dez restaurantes em São Paulo e seis no Rio de Janeiro ganharam uma estrela ("Cozinha muito boa em sua categoria"). Entre eles, o Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo, o Jun Sakamoto, o Olympique e o Roberta Sudbrack.
Além disso, 25 estabelecimentos foram citados na categoria Bib Gourmand, de "boa comida  com preços moderados" -- o cardápio completo (entrada, prato principal e sobremesa) por cerca de R$ 90. Oito deles ficam no Rio e 17, em São Paulo.
Bilíngue (em português e em inglês), o guia brasileiro será lançado oficialmente no dia 8 de abril. Segundo o diretor internacional da publicação, Michael Ellis, a seleção revelou o  "forte potencial do cenário gastronômico brasileiro". "Depois de longos meses de trabalho, nestas duas cidades, nossos inspetores encontraram restaurantes muito promissores, que serão a base da cozinha brasileira dos próximos anos", afirmou, em nota.
Critérios
O Guia Michelin, que existe há mais de um século, cobre 24 países em 4 continentes. Os avaliadores fazem visitas anônimas aos estabelecimentos e sempre pagam a conta.
Eles se baseiam em cinco critérios para dar sua nota: a qualidade dos produtos utilizados, a personalidade da cozinha, a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores, a relação preço/qualidade e a regularidade.
OS RESTAURANTES DO GUIA MICHELIN NO BRASIL

SÃO PAULO
Duas estrelas (cozinha excelente, vale a visita)
D.O.M.
Uma estrela (cozinha muito boa em sua categoria)
Attimo
Dalva e Dito
Epice
Fasano
Huto
Jun Sakamoto
Kinoshita
Kosushi
Maní
Tuju
Bib Gourmand (boa comida a preços moderados)
Antonietta Empório
Arturito
Brasserie Victória
Casa Santo Antônio
La Cocotte Bistrot
Ecully
L’Entrecôte de Paris
Esquina Mocotó
Jiquitaia
Marcel
Mimo
Miya
Mocotó
Sal Gastronomia
Tartar & Co
Tian
Zena Caffè
RIO DE JANEIRO
Uma estrela
Lasai
Mee
Olympe
Oro
Le Pré Catelan
Roberta Sudbrack
Bib Gourmand
Artigiano
Cais
Entretapas
Lima Restobar
Miam Miam
Oui Oui
Pomodorino
Restô

Um comentário:

  1. Michelin no Brasil???? Quem avalia?
    Acho o D.O.M. marketing puro. Fui duas vezes e nunca mais. Caro pelo que oferece.
    Kosushi é bom. Jun Sakamoto, Dalva e Dito idem. Fasano é blefe.
    Brasserie Victória só foi excelente quando era um lugar simples na 25 de março. L' Entrecôte de Paris é uma franquia de comida pasteurizada (tem em Salvador, igualmente fraco). O Marcel tem uns 50 anos, fundado por um francês como bistrô no Largo do Arouche: tem o ÚNICO soufflé decente do Brasil, dentre outros pratos primorosos. O melhor francês do Brasil. Ocorre que ele arranjou um sócio, abriram filiais pela cidade e perdeu a força. No Rio só a Roberta Sudbrack (detesto a comida do Rio). Na falta de escolha, o Oui Oui quebra o galho. No Leblon tem um restaurante a quilo caro e sofisticadíssimo, cozinha primorosa (não entra no Michelin?) que é o melhor lugar para se comer no Rio: Fellini.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails