segunda-feira, 20 de outubro de 2014

LELÉ: ARQUITETURA SOCIAL...

...COM ALTA TECNOLOGIA

Paulo Ormindo de Azevedo
                   

Apesar de ter marcado Salvador com inovadoras passarelas e equipamentos sociais, o Arq. João da Gama Filgueiras Lima, o Lélé, falecido em maio, foi pouco reconhecido em vida e após a morte por nossas autoridades. Em parte isto se deve a sua extrema discrição e aversão às promoções vazias das revistas de decoração e do top of mind. Lelé estava em outro plano, o da dignificação dos equipamentos sociais licitados pelo menor preço, porque destinados ao povão.                                                             


O carioca Lelé desenvolveria seu trabalho de alta tecnologia e relevância social em silencio em Brasília e em Salvador. Na nova capital, levado pelos mestres Nauro Esteves e Oscar Niemeyer, troca a musica e a boemia pela desolação do cerrado. Descoberto por Darcy Ribeiro no canteiro da UNB é enviado à Tchecoslováquia e à Polônia para observar a industrialização da construção fazendo suas primeiras experiências no campus da UNB.

Selecionado professor da UNB em 1962, renuncia com mais 200 colegas e servidores em 1965 em protesto pela transformação da universidade em caserna pelo golpe de 64, mas ganha de Niemeyer sua primeira oportunidade ao projetar o Hospital Regional de Taguatinga. Essa experiência e o nascimento de uma filha com problemas neurológicos orientaram seu trabalho para a questão da saúde e da educação publica. Em parceria com o Dr. Aloysio Campos da Paz inicia na década de 80 a rede hospitalar Sarah que se transformaria em uma referência mundial não só de tratamento do aparelho locomotor como de arquitetura hospitalar.


Sem trabalho, aceita em 1973 o desafio do Secretario Mario Kertész, no governo ACM, para concluir em tempo recorde o Centro Administrativo da Bahia. Deflagra assim a pré-fabricação na Bahia ao lado de obras excepcionais em tecnologia corrente como o portal do CAB e igreja da Ascensão. Constrói ainda a Estação da Lapa, o Complexo de Delegacias e a igreja dos Alagados. No segundo mandato do Prefeito Mario Kertesz, 1985-1989, cria a FAEC, onde aperfeiçoa a tecnologia da argamassa armada ensaiada na comunidade de Abadiana, Goiás, aplicada a escolas, abrigos, escadas-drenantes, lixódutos e passarelas cobertas, que seriam reproduzidas em todo o país. 


Monta em 15 dias o Palácio Tomé de Souza na Pç. Municipal e recupera com Lina Bardi casas no Pelourinho.


Com a redemocratização, Lelé é levado por Darcy Ribeiro para o Rio para fazer com Niemeyer os CIEPS, no governo de Brizola, e escolas-parques do sistema CIACs em todo o país, na administração de Collor de Mello. 


Cria em 1991, anexo ao Sarah Salvador, o Centro Tecnológico da Rede Sarah, CTRS, que permitiria pré-fabricar oito hospitais da rede Sarah e seis sedes estaduais do TCU com inovador sistema construtivo e de ventilação natural com baixíssimo consumo energético. Utiliza pioneiramente a mecatrônica para regular automaticamente brise-soleils e claraboias de exaustão, como no Sarah do Rio. 


Em todas estas obras painéis do artista Athos Bulcão.

Obrigado pelo TCU a fechar o CTRS, Lelé deixa projetos importantes como o Tribunal Regional de Trabalho de Salvador, a Casa da Mulher e habitações populares em encostas engasgados na burocracia estatal e no atraso das nossas construtoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails