terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vale concorre a nomeação de pior empresa do mundo

A mineradora brasileira Vale é uma das seis finalistas do "Public Eye Awards", nomeação internacional que lista as empresas que mais causaram problemas sociais e ambientais no mundo. O evento é organizado pela Berne Declaration (Declaração de Berna) e pelo Greenpeace desde 2000.

A empresa com mais votos será anunciada durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. As outras candidatas são Samsung, Freeport, Syngenta, Tepco e Barcalays.

A indicação da Vale para o Public Eye Award 2012 foi feita pela Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale (International Network of People Affected by Vale), por meio da organização brasileira Rede Justiça nos Trilhos, sediada no Maranhão, em parceria com as ONGs internacionais Amazon Watch e International Rivers.

A justificativa é "inúmeros impactos ambientais, sociais e trabalhistas causados na última década pelas atividades da corporação no Brasil e no mundo".

A entrada da empresa, em meados de 2010, no Consórcio Norte Energia SA, empreendimento responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), foi considerado pelos organizadores do prêmio, Greenpeace Suíça e Declaração de Berna, o fator determinante para a sua inclusão na lista das seis finalistas do Public Eye deste ano

Procurada, a empresa não quis se pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails