sábado, 28 de janeiro de 2012

A democracia dos privilégios


 
Você talvez tenha esquecido o longo processo que o Estado promoveu contra a joalharia Gerson, nos anos 80, por esta ter avançado sobre a encosta que domina o Comércio. Foi finalmente obrigada a derrubar o infeliz apêndice.  Hoje, porém, quem rondar o Mercado de Ouro e levantar os olhos vai se surpreender com algo que ultrapassa o bom senso de qualquer cidadão.


Entre a casa ora reformada, à direita da Gerson e seus infelizes vizinhos, o arquiteto inventou um imenso paredão que preserva a absoluta intimidade da comediante ali residente, mas não hesita em cortar boa metade da vista que historicamente a casa vizinha tinha sobre a baía.
Quanta arrogância!...
Entendo perfeitamente que a nova moradora deseje não ser incomodada por olhares indiscretos quando mergulhar na piscina. Mas, se a preocupação for fugir dos paparazzi – a celebridade tem suas vantagens e seus inconvenientes - por que não comprou um mega-apartamento no Corredor da Vitória ou uma mansão do Horto Florestal?
Ela gosta do Carmo? Eu também. Mas é ter bem claro na cabeça que viver nesta parte da cidade comporta boa dose de promiscuidade humana. A noção de privacidade deverá ser relativizada. Hollywood não é aqui.
O que é inadmissível é agredir quem lá mora há várias décadas, desprezando seu direito de usufruir da mesma vista que a estrela da Venus Platinada.  O que foi feito é um verdadeiro muro de Berlim, tão vergonhoso quanto a funesta separação socialista. Além de censurar a vista, ao refletir o calor, o muro criará um efeito de micro-clima para a casa vizinha.
E pode o leitor acreditar que escrevo estas linhas constrangido por serem, comediante e arquiteto, dois profissionais que muito respeito e que até tive a honra de receber na minha casa. Mas há momentos na vida que nos obrigam, pedindo perdão pelo trocadilho, a não ficar em cima do muro.
Se este precedente for oficializado, ninguém mais terá a coragem de comprar uma casa no centro histórico, sabendo que a qualquer momento um vizinho irá ampliar sua casa e acabar com o direito à vista e ao azul do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails