quinta-feira, 5 de novembro de 2015

AS PRAIAS DO LIXO

Feriado ensolarado, 

praias de Salvador ficam cheias de lixo

Entre Piatã e Itapuã, banhistas circulavam entre resíduos espalhados da areia ao calçadão - Foto: Marco Aurélio Martins l Ag. A TARDE

Banhistas e vendedores ambulantes reclamam da falta de lixeiras.
Já a Limburb, diz que cestos de lixo são alvos vandalismo.






Os banhistas que passaram por algumas praias de Salvador como o Porto da Barra e Piatã encontraram grande quantidade de lixo despejado nas areias nesta segunda-feira (2), feriado do Dia de Finados.
Além de sujar a areia, outro problema causado pelo lixo é que ele é levado pela maré e fica na água. Isso resulta em poluição e morte de animais que tentam comer plásticos, alumínios, entre outros objetos.
No último feriado, no dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), situação semelhante aconteceu na Praia de Piatã. Um trecho da orla de Salvador ficou com uma enorme quantidade de lixo espalhado pela areia após o feriado prolongado.
Neste feriado, o problema se repetiu. Alguns banhistas e vendedores ambulantes chegaram a reclamar da falta de lixeiras. "É difícil a gente encontrar [a lixeira] aqui na parte da areia, spo se você subir [ir para a calçada], mas nenhuma pessoa quer subir", disse a balconista, Maria de Almeida.
A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) informou que as praias foram limpas no início da manhã desta segunda-feira, e só serão novamente limpas na manhã de terça-feira (3) isso porque, segundo a assessoria, não se pode passar o trator coletor com as praias com banhistas. Em relação às lixeiras a Limburb disse que também foram limpas e  muitas sofrem vandalismo.
Apesar da situação, no meio de tanta sujeira, tem gente que dá bom exemplo. "O povo também tem que ter consciência que a praia tem que andar limpa", disse a motorista Marluce Santos, que leva sacos para praia com o objetivo de recolher o lixo formado por ela e pelos amigos.
"A gente tem que se conscientizar que tudo que sai daqui [da areia da praia] vai para o mar", concluiu a empregada doméstica, Micaele da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails