quinta-feira, 14 de maio de 2015

JORGE PORTUGAL x CLÁUDIO MARQUES

Secretário de Cultura quer pressionar deputados para impedir contingenciamento
Foto: Jamile Amine/ Bahia Notícias
Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal lamenta o baixo orçamento da pasta. 
Ao mesmo tempo que reclama da falta de verba, Portugal quer pressionar deputados para a aprovação de uma PEC que impede que o dinheiro da secretaria seja contingenciado.

 "Ser secretário de Cultura aqui é muito diferente de ser em outros estados. Primeiro, pela diversidade da cultura, teria que ser um investimento compatível e não é. Existe no Congresso uma PEC que, de alguma maneira, não apenas minora, mas começa a resolver essa questão.
 A cultura precisa de recurso carimbado. Incontigenciável.
 A PEC está dormindo há dez anos. 
Queremos fazer uma pressão sobre deputados, para que eles coloquem logo em votação", contou, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda de acordo com ele, no campo dos seus desejos, a Bahia ganhará, nos próximos anos, dois novos museus. 
Secretário de primeiro mandato, Jorge Portugal avalia também que a sua entrada no jogo político foi natural e a adaptação à vida de gestor se deu a partir de suas experiência anteriores. "Chegar à pasta não foi um peso muito grande. Mas não estranhei. 
Posso ter estranhado a questão pública, pois eu não tinha nenhuma experiência anterior, mas me apliquei e tenho me aplicado muito. Acho que esse aí é um ponto. 
Como fui produtor, escritor, poeta, conheço muito bem o que vivencia a área da cultura", concluiu. Confira a entrevista completa clicando aqui.

Comentário de Claúdio Marques

Jorge Portugal se manifesta quanto à forma desrespeitosa com que a cultura na Bahia vem sendo tratada. Estamos retornando, aos poucos, ao tempo em que cultura era vista apenas como "um grande show".
Não existe uma política, não existe continuidade, não existe dinheiro. O governo não honra os contratos. Não assina, não paga, não investe. O edital de 2013 não foi plenamente pago. O de 2014... não aconteceu. Tudo indica que em 2015 também não terá.
Acho importante que o Secretário e demais gestores se manifestem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails