quarta-feira, 5 de junho de 2013

UM NOVO MUSEU

MARSELHA É A SEGUNDA MAIOR CIDADE FRANCESA E UMA DAS MAS ANTIGAS A BEIRA DO MAR MEDITERRÂNEO.
O PRESIDENTE FRANÇOIS HOLLANDE ACABA DE INAUGURAR 

ALGUMAS FOTOS


O MuCEM, o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo abre portas em Marselha, a Capital Europeia da Cultura.
O edifício inclui um monumento histórico, o Fort Saint-Jean, com vista para o Porto Velho do século XII, e foi projetado pelo arquiteto Rudy Ricciotti: “Ser Mediterrâneo não é uma certidão de nascimento, mas um passaporte. E este lugar é como uma viagem.”
Possui um conjunto arquitectónico de 40 mil m2 e tem o Mediterrâneo como o ponto de partida histórico. O museu criou um novo espaço público e tenta promover o diálogo entre as sociedades.
Bruno Suzzarelli, Presidente MuCEM: “Atrás de mim, temos o que chamamos de Saquié, uma ferramenta hidráulica usada para tirar água na região do Nilo, no Egito. É interessante para explicar os problemas para regular a água na zona do Mediterrâneo.”
O espaço oferece um novo olhar sobre o Mar Mediterrâneo e foca diferentes culturas.
Zeev Gourarier, Comissário Geral para a Galeria Mediterrânica: “Aqui estamos sentados no Simpósio de Platão, onde os gregos falavam de cidadania, que era só para homens, mulheres e escravos eram excluídos. Em frente, na tela, algumas mulheres falam sobre o que significa ser cidadão hoje em dia.”
Juntamente com as exposições permanentes e temporárias, o museu vai sediar eventos culturais, como debates, filmes, concertos, espectaculos e workshops. O MuCEM abre ao público a 7 de junho e teve um orçamento de 216 milhões de euros.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MUCEM

Um comentário:

  1. Seria um sonho um museu deste em terras brasileiras com vista para o oceano atlantico .Arquitetura belissima .

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails