segunda-feira, 3 de junho de 2013

JARDINS DE MARRAKESH







Os jardins Majorelle e uma sugestão

Você vai a Marrakesh? Que bela idéia! É, sem dúvida alguma, uma das mais deslumbrantes cidades do mundo, com seus misteriosos palácios protegidos por antigas muralhas de pedras e barro vermelho. Por suas amplas e severas portas deixam escapar jegues, carneiros, bodes, cavalos e camelos, misturados aos carros, camionetes, ônibus e bicicletas. 


Fora das muralhas se estendem os bairros mais modernos. Largas avenidas bordadas de palmeiras e jacarandás. Nobres alamedas que levam a hotéis de luxo, mansões. Imóveis nunca mais de cinco andares. Sábia decisão da época da colonização francesa. Nenhum edifício, a não ser as torres das mesquitas, podia ultrapassar as palmeiras. A cidade inteira é pintada de todos os tons do barro, dando assim uma homogeneidade elegante à cidade imperial.


É fora das muralhas de Marrakesh que se oferecem os voluptuosos jardins de Jacques Majorelle, pintor orientalista francês que concretizou este louco sonho em 1931. Falecido em 1962, a propriedade foi esquecida, abandonada até ser finalmente salva em 1980 por Yves Saint-Laurent e seu companheiro Pierre Vergé.
Hoje, os jardins Majorelle fazem parte do roteiro de todo visitante sofisticado. Neles você se encantará com as coleções de palmeiras, de cactos e de bambus. No ateliê do  pintor, Yves e Pierre instalaram um museu de objetos e tecidos berberes.
Uma coisa que impressiona é o número de visitantes que passeia calmamente pelas alamedas do pequeno parque. Lagos, fontes, bancos sombreados por bougainvileas, jasmins e bananeiras, ninféias, gerânios e rosas onde voam mil alegres aves. Os mosaicos tradicionais dos pátios são realçados pelas paredes pintadas de azul forte lembrando o azul da contemporânea Frida Kahlo.
Na verdade, este jardim mágico é uma próspera fonte de renda quando se sabe que recebe uma média de 600 mil visitantes por mês, cada um pagando algo em torno de R$15,00. E nada de meia entrada para estudantes, deficientes ou idosos. Talvez um dia no mês para escolas públicas e olhe lá...
O resultado é que os imóveis em volta dos jardins se valorizaram de forma astronômica e criou-se um comércio de luxo baseado na simples menção do prestigioso nome de Yves Saint-Laurent. Não existe alteza ou marajá que não seja levado aos Jardins Majorelle. É um must, é chique, é colunável.  E, sejamos sinceros, é um profundo prazer para os olhos e a mente.
Por que estou contando isso? Pela emoção da lembrança, claro. Mas também por que não me conformo de constatar a pouca atenção que nossos governantes dão a extravagante riqueza de nossos recursos naturais. E vale reconhecer que a sociedade, a não ser raríssimas exceções, tão pouco valoriza este imenso potencial.
Estamos às vésperas de ver o quartel dos fuzileiros navais do Comércio se mudar para os lados de Aratu. O que é que os responsáveis por esta cidade vão fazer com tão fabulosa fatia da cidade totalmente livre de especulação? 



Uma parte deverá ser destinada, logicamente, a um imenso estacionamento, já que nossos urbanistas ainda acham que a cidade é dos automóveis e não dos moradores. Mas não seria oportuno começar a planejar algo que seja muito mais essencial a saúde do soteropolitano e que, além de melhorar significativamente sua qualidade de vida, daria à nossa capital a possibilidade de elevar-se na estreita lista das cidades verdes do continente americano?
Já pensaram o paraíso que podemos ter ao alcance de todos com nossos ipês, jacarandás, mangueiras, pau-brasil, palmeiras do viajante, bougainvileas, cactos, coqueiros, ibiscus, bambus, papiros, pitangueiras, bananeiras, fruta-pão, bastão do imperador e tantos outros cuja memória me escapa ou desconheço? Não estou falando de mais um simples jardim botânico, mas sim de algo realmente ambicioso, deslumbrante, uma obra-prima que levasse a assinatura de um novo Burle Marx, que justificasse ser lembrado ao lado dos Majorelle de Marrakesh, Kew Gardens de Londres, Inhotim em Belo-Horizonte, Montserrat em Sintra , Aranjuez na Espanha, Bagatelle em Paris, Vila d´Este em Roma, Nymphenburg na Alemanha etc.
Por que não? Já imaginaram a mudança de mentalidade que tal realização poderia trazer à nossa sociedade? Como isso iria contribuir para uma nova concepção de respeito à Natureza? Mas sei que é mais um delírio meu no absurdo desejo de reverter o abismo de mediocridade no qual estamos nos afogando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails