quinta-feira, 12 de novembro de 2015

OS CALOS QUE NOS DOEM

RUY ESPINHEIRA FILHO

         Dias atrás Gilberto Kassab, do Ministério das Cidades (o que eu confesso não saber o que significa, duvidando também que alguém saiba, há quem diga que foi inventado apenas para dar cargo em troca de apoio político, do que não duvido), esteve na Bahia e revelou a razão de tudo que nos aflige: a China. Sim, é uma grande injustiça pensar que a culpa é nossa, das loucuras (para dizer o mínimo) do lulopetismo, entre as quais o estímulo à corrupção. Não: a culpa é da China.
            Não se deve duvidar: a China, com seu encruado comunismo, nos levou a aplicar fortunas em Cuba, Venezuela, Bolívia e países africanos, tudo a fundo perdido. É mais do que óbvio: Cuba não vai pagar nada, nem Venezuela, nem Bolívia – e certa vez Dilma Rousseff pegou o avião presidencial e foi à África para fazer o mundo morrer de espanto ao perdoar uma grande dívida. Nós, cidadãos brasileiros, também nos espantamos, sim, já que o dinheiro doado aos africanos era o dos altíssimos impostos que pagamos.
            Grande economista, o Kassab. Como o Delfim Netto, que, como ministro da Fazenda da ditadura militar, punha a culpa da inflação galopante nos tomates e dizia que estava esperando o bolo crescer para depois dividi-lo. Se o bolo cresceu, ninguém sabe, ninguém viu. Ninguém do povo – porque há sempre um belo bolo que é dividido entre uns poucos. E naquele tempo, com a imprensa amordaçada e o judiciário posto em submissão, aí era uma divisão admiravelmente secreta e, portanto, ainda mais generosa.
            Lendo a brilhante declaração do Kassab, lembrei-me de um poeminha de Mario Quintana Intitulado “Dos nosso males”. São estes os versos: “A nós nos bastem nossos próprios ais,/Que a ninguém sua cruz é pequenina./Por pior que seja a situação da China,/Os nossos calos doem muito mais...”. Agora, de acordo com a filosofia kassabiana, a história é diferente – é a China que faz com que doam nossos calos. Enfim, os calos não seriam nossos – mas chineses! Vivendo e aprendendo, cada vez mais, principalmente com as sumidades do governo.
            Sim, muita gente acha que o problema surgiu porque o Brasil optou por fazer “parcerias” com Cuba, Venezuela, Bolívia – ao invés de preferir os Estados Unidos e a Europa. Compreensível, pois o PT se acha um partido de extrema-esquerda - e não ficaria bem fazer negócios com capitalistas. Haveria o risco de nos tornarmos uma nação rica, enquanto nossos pobres irmãos esquerdistas continuariam na pior. Enfim, optamos para ficar na pior com a esquerda do que na melhor com o primeiro mundo.      
Por isso o Brasil tem enfrentado muitas críticas – mas também valiosas manifestações de apoio. Por exemplo: no último Carnaval uma escola de samba carioca recebeu financiamento de um país africano, que foi exaltado na avenida. Houve quem não gostasse, mas por quê? Apenas por se tratar de uma ditadura de ladrões e torturadores? Ora, que bobagem, ladrões e torturadores nós temos também à solta por aqui. No mais, li que Kassab foi vaiado. Fiquei muito, muito emocionado, sim, sonhando um retorno aos velhos tempos, pois nos últimos vinte ou trinta anos a Bahia só tem aplaudido todo o lixo – tanto político quanto “cultural” - que lhe jogam na cara...

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails