quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BRANCO, OLHOS VERDES E A COTA RACIAL


Foto de Mathias de Souza Lima Abramovic publicada no Facebook
Foto: ReproduçãoRIO - A questão racial está gerando novos atritos dentro do Ministério das Relações Exteriores. E desta vez a polêmica é no processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira. Dentre os 10 nomes de candidatos aprovados dentro das cotas para afrodescendentes, divulgados nesta terça-feira (10), está o de Mathias de Souza Lima Abramovic. Segundo pessoas que prestaram o concurso deste ano, Mathias é branco de olhos verdes.
Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare “afrodescendente”. Não há verificação da banca. Tampouco o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. O benefício é válido apenas para a primeira fase, de onde somente as 100 maiores notas são classificadas para a segunda etapa. As cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e outras duas para deficientes, totalizando 112 candidatos que continuarão na disputa. Nesta edição do concurso, 6.490 brigam por uma das 30 vagas disponíveis.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/candidato-de-pele-branca-aprovado-por-cotas-raciais-na-1-fase-do-itamaraty-9908199#ixzz2edDqQ09r 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails