segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PAVILHÃO PORTUGUÊS NA BIENAL DE VENEZA

Um pavilhão flutuante da autoria de Joana Vasconcelos irá representar Portugal, em Veneza (Itália), naquela que é a 55ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia. O projecto é comissariado por Miguel Amado.

Trafaria Praia é um cacilheiro que partiu de Lisboa, há três semanas, em direcção a Veneza, onde se apresenta como pavilhão português, entre o dia 1 de junho e 24 novembro de 2013. O cacilheiro pertence à Transtejo que o desactivou em 2011. Nos últimos seis meses, o navio sofreu transformações significativas no estaleiro Navaltagus, situado no Seixal. Em Veneza, o Trafaria Praia irá atracar junto à paragem de vaporetto dos Giardini e circular pela lagoa, de acordo com um horário pré-determinado, durante a referida Bienal. Assim, em vez de um convencional pavilhão com uma localização fixa, Joana Vasconcelos criou um pavilhão flutuante. 
Este projecto pretende analisar a relação histórica entre Portugal e Itália, que se desenvolveu através do comércio, da diplomacia e da arte. Lisboa e Veneza intersectam-se em diversos pontos; as duas cidades desempenharam papéis fundamentais na expansão da visão do mundo europeia durante a Idade Média e o Renascimento, redefinindo a imago mundi através do estabelecimento de redes entre o Ocidente e o Oriente. Trafaria Praia aborda a zona de contacto existente entre Lisboa e Veneza na contemporaneidade através de uma reflexão acerca de três aspectos fundamentais que as cidades partilham: a água, a navegação e o navio.


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.

GRANDES PORTUGUESES FORAM CAMÕES, EÇA DE QUEIROZ E FERNANDO PESSOA. MAS ACHO QUE ESTE HOJE É MAIS UM PAÍS DE GRANDES MULHERES. SOFIA DE MELO BREYNER, AMÁLIA RODRIGUES, PAULA REGO, E AGORA A JOANA VASCONCELOS. ESTOU ME LIMITANDO, É CLARO, AO DOMÍNIO DA CULTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails