domingo, 29 de setembro de 2013

ELA CHEGA. COMO ENCARA-LA?

RECEBO DE AMÁLIA REY ESTE IMPORTANTE DOCUMENTO.

"Assistam,  através do link, a seguir, à comovente entrevista com o escritor e debatedor dinamarques Knud Romer,sobre uma realidade, mais do que comum e REAL, que retrata a saga dos velhos na Dinamarca.

O entrevistado traz-nos em seu discurso, aparentemente fleumático, não somente a indignação de um cidadão comum, mas a dor da experiência vivida, na condição de filho, junto ao seu próprio pai, acometido de Demência Senil (Alzheimer), como tantos outros velhos que lá vivem institucionalizados.

A partir dessa realidade, o entrevistado, na condição de cidadão comum, decidiu realizar um documentário com profundas reflexões sobre o abandono da velhice em sociedades ditas ricas, prósperas e avançadas como a dele.

Observem que isto acontece na Dinamarca, considerado um país avançado e com um dos mais altos padrões de vida do mundo, cujo índice de analfabetismo é zero...
Para que serve mesmo tanta "evolução" ?
Com um certo vislumbre premonitório e, pelo andar da carruagem, poderiamos transpor e potencializar esta realidade para o nosso país. Um pais que não se deu de conta, ainda, que a população de velhos cresce, assustadoramente e, com ela, a quase inexistência de Políticas Públicas , de Prevenção e de Programas de Cuidado e Apoio ao Idoso.

Quem cuidará, então, de nossos velhos?
Daqueles, considerados improdutivos, descartáveis e à margem das sociedades montadas em REDES.
A família, mudou de lugar.  A família adoeceu.
.
Agrava-se, ainda mais, a situação nas grandes metróples, no ir e vir desenfreado e histérico; na busca da garantia pela sobrevivência e pelo status. enfim, o que é pior, no esfacelamento dos laços e referências de afetos.

Sem falar que o custo de um cuidador de idosos é para poucos, privilegiados.
E mais... não os há nem com formação técnica, nem com profissionalismo, nem com o que é mais necessário : a amorosidade do saber CUIDAR.
É necessário, pois, reorganizar a sociedade.
É necessário rever o SENTIDO da vida e os Princípios que a regem, do contrário o que está por vir - o porvir - será imprevisível e os altos preços a pagar. já se anunciam aos nossos olhos.
Para onde foram os valores humanos fundamentais, como a ética, a moral , a solidariedade, a humanidade mesma? 
Para onde foram?
Que exemplo e que herança deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos? 

Talvez tenhamos que (re)aprender a SER .

A propósito, considero oportuno indicar a leitura do livro " A essencial arte de parar" , de Dr. David KundtzEditora Sextante, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails