domingo, 9 de junho de 2013

CARTA DE UM CIDADÃO INCONFORMADO


"Ontem de manhã, debaixo de muita chuva, fui para o DETRAN resolver o caso de uma batida de carro.
Três meses atrás, um motorista recuou na hora em que eu passava, num supermercado da Graça. Não assumiu a culpa e eu tive de entrar em processo para o ressarcimento do valor do conserto de meu carro.
Estou convencido de meu direito. Eu estava passando, em trânsito. O motorista recuou sem verificar o trânsito da rua. Culpa é sempre daquele que sai do estacionamento. A lei do Trânsito é clara! Teria sido muito mais fácil o cidadão aceitar um acordo e arcar com a despesa do conserto de meu carro! Algo parecido aconteceu comigo tempos atrás quando, desatento, bati no carro da frente que estava freando. Deixei meus dados ao motorista desanimado e fui embora. Alguns dias depois, ele mandou a despesa do conserto que tinha feito. Achei um pouco salgado, conversamos e chegamos a um acordo. Paguei R$200,00 pelo meu erro e achei ótimo, por me ter livrado dessa trapalhada!
Peço que entendam meu ponto de vista, estou cheio dessa "esperteza” baiana! Para tentar se livrar duma obrigação o cidadão envolve parte da sociedade em uma absurda e desproporcional quantidade de energia e burocracia!
Neste caso, tive que ir ao DETRAN, fazer um Boletim de Ocorrência, perdendo duas horas de meu tempo de trabalho, depois, tive que ir prestar queixa, perdendo mais uma manhã entre o tempo de viagem e na sala de espera. Depois de juntar toda a papelada exigida, voltei prestar queixa. Ainda fui para a audiência de conciliação para, finalmente, voltar para o julgamento! Acho que perdi dois dias de minha vida nesta brincadeira.
Se o motorista tivesse tido assumido o erro, teriamos ido na hora a uma oficina amiga que teria consertado o amasso a preço camarada, tendo, os dois, poupado um bom tempo!
Trouxe ao Detran o orçamento dado pela oficina autorizada, 8 vezes mais caro que aquele da minha chaparia, e pedi esse ressarcimento ao tribunal!
Hoje pela manhã, fui olhar o site do Tribunal de Trânsito, no sistema de processo digital, e achei todo o processo já a disposição para consulta. Em UM dia o processo foi digitalizado e colocado a disposição. Você pode ouvir o seu depoimento, o da parte oposta e ver as atas efetuadas. É simplesmente perfeito!
Na hora da lona da fonte nova rachar, do caos do trânsito desses ultimos dias, o Juizado do Trânsito mostra a todos o que pode ser feito na Bahia com competência!
Enfim, meu lema: não conseguiremos melhorar nosso ambiente de vida se privilegiarmos sempre nosso interesse imediato! Devia o motorista ter assumido a culpa, pois estava totalmente errado. É dever de cidadão entender que a sociedade precisa da boa vontade e boa fé para funcionar,!
Depois o Zé Mané vem reclamando do Estado, da Prefeitura, dos ladrões, etc.
O responsável pela bagunça é o motorista que não assume seus atos, e a mãe dele que criou ele desta forma!"
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails