sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VALEU A PENA SONHAR?


 O Brasil da era Lulista!
Gustavo Falcón* 
(Jornalista e escritor)

Até por uma questão de honestidade, os que professam a boa ciência social têm a obrigação de olhar os tempos de hoje com o mesmo rigor crítico com que examinaram o período autoritário durante e depois do seu transcurso. Infelizmente, a revoada da esquerda em direção ao poder, empobreceu significativamente a vida intelectual brasileira – com raríssimas e pouco influentes exceções. A ideologia petista em nome da governança impregnou a vida inteligente do país, empurrando a divergência para o campo da direita ou da ultra-esquerda. E com isso, rebaixou a importância do pensamento crítico que passou a integrar o rol das inutilidades no projeto de poder em curso.
Por trás de tudo, está inconfessa percepção dos que comandam esse projeto de que, de fato, nada comandam. Ou, dizendo melhor: comandam nos estreitos limites impostos pela governança. A dizer: por margem limitada de manobra cuja exploração possível é a de uma política assistencialista de combate à miséria, eleita como o supra-sumo do governo “de esquerda”. Tal espaço permitido pelo equilíbrio de poder alimenta a entourage petista na sua saga de permanência que se transformou, por sua vez, na própria lógica dos que se abrigam sob esse projeto. E que, por isso, não cacifa nem estimula qualquer entendimento crítico da situação.
Quando o mito sindical do lulismo mostrou os seus limites, a máquina acolheu a ferramenta do marketing, que acabou transformando o líder operário num político palatável. O rebaixamento aí implicado obrigou o PT a acolher signos ideológicos abominados na sua trajetória inicial e enveredar por escolhas que, à medida que se incorporavam, desfiguravam o projeto original de um partido de esquerda. Em direção ao centro, o partido afinal acabou se encontrando com a direita e se orgulha hoje de operar com grande habilidade a engrenagem do estado burguês. Ou o certo seria dizer: se mexe com grande familiaridade no regime democrático?
Os dirigentes petistas fazem isso com maestria, às vezes se excedem e disso ninguém pode duvidar da sua competência.
Uma passagem marcante e simbolicamente importante dessa conquista de espaço no aparelho do Estado e na consciência coletiva foi a da escolha da Dilma como sucessora do lulismo. A aliança de segmentos de esquerda da classe média com o que se conseguiu de mais avançado do sindicalismo operário brasileiro, aí se consagrou num esforço retórico ainda maior pelo fato da escolha ter recaído sobre uma mulher. Um quadro da esquerda revolucionária foi escolhido, após atroz sofrimento e grande heroísmo, para finalmente consumar o ciclo autoritário e abrir, de fato, no Brasil, um momento novo. Marcado pelo mérito de ambos os segmentos. Da classe operária, pela habilidade no embate eleitoral e generosidade na escolha. Seu sucesso no estado assegurou a possibilidade dessa homenagem histórica.
Tamanho simbolismo não desautoriza uma leitura crítica capaz de ver por trás desse jogo de aparências, que faz parte do universo natural da política partidária, o que de fato se deu.
Saído de uma crise moral que poderia ter lhe custado o mandato, caso a chamada direita fosse menos covarde, o presidente Lula reconquistou o eixo e sob o influxo de um assistencialismo populista – muito distante do que a vanguarda operária poderia levar à prática como discurso – se transformou num líder popular. Tal condição lhe custou um preço muito alto: o de capitular às alianças, barganhas e trocas que modulam os entendimentos na República. E de ceder a um personalismo desfigurante imposto pela máquina de propaganda. Ou, quem sabe, de ter assumido verdadeiramente seu papel como homem comum, simplório e nisso muito sintonizado com a consciência mediana do brasileiro (corintiano, pouca escolaridade, avesso a leitura, intuitivo, safo, com grande senso de realismo, admirador de Zeca Pagodinho e música sertaneja. Aliás, o primeiro programa eleitoral do PT na televisão, que marca a virada em direção ao centro, é embalado por uma trilha sonora caipira que exalta o “Brasil que a gente ama”no mais perfeito estilo goiano).
Esse parêntesis merece ser estendido. Porque poucos têm prestado atenção na grande proximidade do Lula com o agronegócio. No mundo do latifúndio tech, o ex-operário parece ter encontrado alguns elementos de sua origem rural. A natureza transformada, a presença de máquinas, o número de eleitores dessas áreas e a ilusão com o progresso técnico e social, ainda que praticados a expensas do meio-ambiente e da saúde das pessoas, tudo isso ligou o Lula a gente como o Blairo Maggi – maior criador de gado e exportador de soja do Mato Grosso. Na fazenda de quem Lula gravou comercial para sua propaganda política.
No sentido oposto, o papel que o agronegócio passou a ter na economia brasileira, o levou a exercer influência crescente no poder, embalado pelo desempenho das commodities e estimulado pelo estilo de vida country que passou a tomar conta de boa parte do território brasileiro. Do Piauí a São Paulo, de Minas ao Mato Grosso do Sul, onde grandes empresas agrícolas se implantaram, com seu mundo químico e mecanizado, passou a existir um jeito de ser caipira. Modos de sentir e agir típicos dessas áreas de fronteira agrícola de grande produtividade, marcadas pela presença de luxuosas camionetes e utilitários, bailões e músicas caipiras, uma moda country e kitsch, repleta de botas, cintões e chapéus.
Dilma é outro papo. A ex-militante da Organização Revolucionária Marxista-Leninista, Política Operária(POLOP) e depois da VAR- Palmares é hoje uma executiva renomada. Embora desconhecida do eleitorado, portava um currículo de peso, uma história de vida heróica. Coerente. Honrada. Feita Presidente do Brasil, transformou-se na consciência aguçada da classe média em busca da eficiência, de um Estado Gestor, da boa administração do Capital nas circunstâncias da desorganização social e da esculhambação da vida política nacional. Nesse estrito sentido, Dilma é o oposto de Lula. Mas, no sentido amplo, é a continuidade do projeto do PT, que é, no campo visível, a permanência no poder.
Como bem disse Chico de Oliveira, ela não vai poder continuar o modelo carismático e circunstancial do Lula. Tem de encerrar o ciclo do “nós conseguimos” que marcou boa parte da vida oposicionista do PT. E não é do seu estilo se conformar com a repetição de conquistas tolas, úteis no ambiente eleitoral, mas sem qualquer significado em termos da vida real do país, do andamento da sua economia, da montagem de uma base sólida para seu dinamismo e desenvolvimento.
No campo de manobras da Dilma, a escolha parece ser óbvia. Superar o assistencialismo lulista por uma política de crescimento mais eficaz, capaz de adensar a economia, aumentar a sua competitividade e incorporar mais gente aos benefícios sociais. O desafio é fazer isso em meio ao contexto de crise internacional. Fazer no tempo e na medida adequada, as modificações que orientem o país para o rumo certo, longe da atmosfera de enrijecimento ideológico que vinha marcando o sonho petista de se hegemonizar no aparelho do Estado  a expensas de uma conjuntura estável e favorável.
Com o movimento social se autonomizando, o peleguismo de esquerda das instituições sindicais se dissolvendo e diante de grandes e graves escândalos políticos, a presidente vai ter que enquadrar o seu partido, se valer de bons conselheiros políticos, abrir sua mesa de consulta para quem pensa e – à esquerda e à direita – tentar entender para onde está indo o período lulista. Hoje, mais objeto da história do que da sociologia. E para onde quer ir o Brasil.
As eleições que se aproximam serão importantes para se saber o tamanho da crise petista. Marcada, por um lado, pela soberba, excesso de poder e suas decorrências nem sempre agradáveis. Por outro, pelo esgotamento. As bandeiras sociais levantadas cumpriram suas metas emergenciais. E agora? Para onde o Brasil vai seguir?
Sem a verve e o entusiasmo originais, o petismo acusa fadiga de material. Para se manter, abusa da verba publicitária, como faziam, aliás, os adversários históricos do petismo. Isso nos passa a desagradável sensação da validade do adágio do senso comum, segundo o qual, na lida política, todos representam a mesma coisa. O que muda é a circunstância ocasional de serem partidos oposicionistas ou situacionistas.
Com a direita exaurida, a centro-esquerda desacreditada e a esquerda inerte, o país adentra o momento eleitoral próximo. Vários segmentos sociais já demonstram seu afastamento do projeto petista. Os mais organizados já fazem oposição aberta ao governo. Esse fenômeno novo pode se agigantar e contaminar outros setores e as escolhas eleitorais. Os resultados nas principais capitais vão indicar para onde está indo a vontade popular. A se configurar a perda de espaço do PT, ela será um estímulo para a centro-direita se revigorar, se reorganizar e voltar a ocupar lugar de destaque  na cena eleitoral em 2014. Se tal prognóstico se confirmar, o ciclo petista terá se encerrado com uma contribuição mais que modesta para a história da esquerda no Brasil. A quimera do governo elidiu a conquista de fato do poder. Terá valido à pena tanta perda de tempo?

Gustavo Falcón é jornalista e sociólogo. Autor, entre outros, de Os Coronéis do Cacau; Os baianos que rugem – A Imprensa Alternativa na Bahia e Do reformismo à luta armada: a trajetória política de Mário Alves.


Um comentário:

  1. Dimitri, o artigo é bom, mas o PT ainda tem a possibilidade de "tomar" São Paulo e, com a derrota em Salvador, o PT não perde, continua sem ganhar aqui como sempre. Além disso, nesse primeiro turno, o PT e o PSB foram os únicos partidos que aumentaram seu número de prefeituras: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2012/noticia/2012/10/pmdb-e-psdb-encolhem-e-pt-e-psb-avancam-em-numero-de-prefeituras.html
    Todos os outros grandes encolheram.
    Apenas para registrar que não houve esse encolhimento tão significativo para o qual aponta Falcón.
    Concordo com ele quanto a Dilma e acho que ela foge do projeto PT, também. E foi esperta dando corda pra muita gente se enforcar. Hoje em dia, Lula é um fantasma no governo dela e as principais forças são dissociadas da era Lula.

    um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails