Giovanni Battista Pergolesi foi talvez o primeiro músico que, num curto espaço de tempo, obteve fama em todos os cantos da Europa e em todas as classes de público.
Nasceu em Jesi, Itália, no dia 4 de Janeiro de 1710. Foi o terceiro filho de uma família da Pergola, pequeno vilarejo então pertencente aos Estados Pontifícios, que actualmente se localiza província de Pesaro. O seu pai Francesco, um humilde sapateiro, havia deixado Pergola em 1635 para procurar melhores oportunidades de vida em Jesi.
Depois de ter estudado violino com Francesco Mondini, foi convidado, aos 16 anos, para o Conservatório dos Pobres de Jesus Cristo, em Nápoles. Durante os cinco anos que frequentou esta academia as suas propinas foram pagas por um aristocrata de Jesi.
A imagem de Pergolesi cristalizou-se ao longo dos séculos com base em poucas obras. É considerado por muitos especialistas como o “pai” da ópera cómica. Só recentemente é que foi recuperada toda a extensão da sua obra, através de um exaustivo trabalho de investigação, realizado a nível internacional.
Há dois hinos que são geralmente chamados de Stabat Mater, o conhecido como Stabat Mater Dolorosa (sobre as Dores de Maria) e o Stabat Mater Speciosa (que, de maneira alegre, se refere ao NASCIMENTO DE jESUS. O termo, porém, é mais utilizado para o primeiro caso, um hino em honra a MARIA do século XIII, atribuído ao franciscano Jacopone da Todi ou ao papa Inocêncio III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário