segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FILOSOFIA DO NOVO PREFEITO DE SALVADOR


ACM Neto dará espaços a quadros políticos na prefeitura, 'a partir da qualificação e capacidade de contribuir com Salvador'


O conselho dado neste domingo (28) pelo prefeito de Salvador, João Henrique (PP), ao seu candidato e sucessor, ACM Neto (DEM), foi visto pelo futuro gestor como uma declaração “lúcida”, que deverá ser levada à risca para que o mesmo erro não se repita. 

O democrata se reuniu a imprensa no início da tarde desta segunda-feira (29) em seu apartamento para um bate-papo pós-ressaca eleitoral. “Achei a declaração do prefeito João Henrique muito lúcida, de alguém que sofreu na pele as consequências de o seu governo ter sido do primeiro ao último momento ocupado por partidos políticos, fatiado, mas eu não farei isso. A primeira coisa que farei com os meus aliados esta semana é dizer que agora é hora de acertar. E vou corresponsabilizá-los pelas decisões que nós vamos tomar. Está todo mundo consciente de que o desafio é muito grande. Salvador tem muitos problemas. Nós não vamos resolver tudo. Vamos precisar inclusive de uma carência, porque, no começo, sentou ali, não é amanhã que estará tudo resolvido”, avaliou.

Segundo Neto, quadros políticos poderão ocupar cargos na administração soteropolitana, mas terão que ter qualificação técnica. “Nós já demos demonstrações à Bahia dessa capacidade de conciliar as coisas. Você tem duas maneiras de conciliar com os partidos. Uma maneira é: ‘partido indique aí um quadro’. Aí o partido indica um quadro e você aceita. Só que comigo isso não vai acontecer. Nós vamos discutir com os partidos. Quero que eles estejam presentes e representados. Vou aproveitar quadros dos partidos, mas a partir da qualificação e capacidade de cada um de contribuir com a cidade de Salvador. Quem eu achar que tem competência, condições e habilidade para desempenhar a função vai estar [na equipe]. Se essa pessoa estiver filiação partidária, ótimo. Agora, não é a filiação partidária ou o partido que vai determinar quem vai ocupar os cargos”, garantiu.
Outra medida assegurada pelo democrata quando sentar na cadeira é cortar gastos. “Vamos ter que economizar. E para economizar no item 'Gastos Correntes', uma das coisas que vamos fazer é não ocupar todos os cargos de confiança da prefeitura. Nós temos números, dados que estão sendo discutidos, mas a minha ideia no primeiro ano é economizar 20% do que se refere às despesas correntes da prefeitura – serviço de terceiros e pagamentos à Pessoa Jurídica. Eu tenho a firme disposição de segurar a ocupação dos cargos de confiança. A ideia é definir um limite de não ocupação, que seja linear para todas as instâncias da prefeitura”, alertou.
Já sobre o relacionamento com a próxima composição na Câmara de Vereadores, o futuro prefeito afirmou que, no momento, há outras prioridades. “Agora, não é minha primeira preocupação. Eu não vou comprometer trocas de cargos, com barganha política para compor essa maioria. Isso não existe. Aí Salvador irá se acostumar com uma coisa diferente. Vou procurar construir uma relação de diálogo com a oposição. Eu não posso imaginar, por exemplo, que um vereador como Edvaldo Brito (PTB), vice-prefeito da cidade, um sujeito que tem história com Salvador, vai se furtar em colaborar com a cidade. O próprio [ex] governador Waldir Pires (PT) é outro exemplo. Então, vou conversar com todos, inclusive com a oposição. Meu discurso de ser democrata, não é só discurso, será colocado em prática. Eu tenho dez anos de Câmara dos Deputados e eu já sei o que é certo e o que é o errado em uma relação do Executivo com o Legislativo”, explicou. Após o resultado da eleição proporcional, em tese, ACM Neto terá 20 apoiadores no Legislativo e 23 opositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails