sexta-feira, 11 de março de 2016

NOSSO TITANIC MUSICAL


O domingo 28 de fevereiro foi marcado, para os amantes da música clássica, por um evento inesperado. O concerto programado pela Orquestra Sinfônica da Bahia na igreja de São Francisco tinha atraído tanto público para o centro histórico de Salvador que muitos tiveram que ficar em pé. Mas a OSBA não tocou.

Como explicou o regente Carlos Prazeres, ela não tinha a mínima condição de tocar sinfonia nenhuma, fosse de Mozart, Mahler, Beethoven ou Bruckner, já que a execução requer uma orquestra completa, ou seja entre 80 e 115 componentes. Ora, nossa orquestra estatal tem muito menos de 50 músicos! Assim que, para não frustrar a assistência, foi-nos oferecido um concerto de solistas. O que, aliás, contribuiu para entender a excelência dos componentes deste Titanic musical.


E como estranhar a indiferença de nossos governantes se eles não têm a mínima cultura? Algum leitor já observou, nestes últimos 30 anos, algum prefeito assistindo com sua família a um balé ou um governador visitando uma exposição que não seja de gado? Já sentou ao lado de algum secretário durante um concerto na Reitoria ou constatou a presença de um deputado para lançamento de livro que não fosse sobre assunto político de sua atual ideologia? Algum governador alguma vez se lembrou de convidar um quarteto para tocar no palácio de Ondina? Agora, nos camarotes do carnaval lá estão eles todos acenando para o Bel Marques e a Claudia Leitte!

É triste constatar quanto são mal pagos, desprestigiados e tratados como funcionários de terceira categoria, pessoas que dedicam sua vida à interpretação de grandes compositores, patrimônio do mundo ocidental, enquanto os adolescentes do Neojiba viajam pelo mundo. Nada contra um lindo trabalho social voltado mais para a espetacularização que para a formação acadêmica, mas seria bom estabelecer uma escada coerente de valores. Afinal estamos falando da mais elevada e complexa expressão musical de nossa civilização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails