quarta-feira, 16 de março de 2016

MIRAFLORES, EM LIMA

Um dia por Miraflores, 
a Ipanema de Lima, no Peru

O restaurante La Rosa Nautica, construído num píer sobre o Pacífico, combina gastronomia e visual impactante em Miraflores, em Lima Foto: Zean Bravo

LIMA - Jogadas na grama, duas turistas aproveitam a sombra de uma árvore enquanto um casal namora sem se dar conta do que se passa ao redor em uma tarde ensolarada no Parque do Amor, uma das mais concorridas áreas verdes com vista para o Oceano Pacífico de Miraflores. Dali, a dupla ainda observa o voo do parapente que acabou de decolar de uma pista da vizinhança. Um dos bairros mais charmosos de Lima, o lugar está para a cidade assim como Ipanema está para o Rio.

Resultado de imagem para EL BESO VICTOR DELFIN

Inaugurado em 1993, o Parque do Amor chama a atenção pelos sinuosos bancos decorados com mosaicos coloridos inspirados no Parque Güell, uma das maravilhas arquitetônicas desenhadas por Gaudí para Barcelona. No parque peruano, há ainda a escultura gigante "El beso" ("O beijo"), de Victor Delfin. O monumento confere um toque kitsch ao lugar, uma das muitas razões pelas quais Lima não deve ser tratada apenas como uma conexão para outros destinos mais procurados do país como Cuzco e Machu Picchu.



Parques repletos de flores - que justificam o nome do bairro, praia e até um famoso shopping (Larcomar) construído ao ar livre numa encosta de frente para o Pacífico fazem de Miraflores "o" lugar para se estar em Lima. Ponto de encontro, o centro comercial, com área de jogos eletrônicos e salas de cinema, reúne locais e turistas interessados em compras ou na social em um dos vários bares e restaurantes estrategicamente posicionados de cara para o mar. Nos fins de tarde, o lugar também atrai gente atrás daquela vista privilegiada para o pôr do sol.

Resultado de imagem para FOTOS LA ROSA NAUTICA LIMA
IR A LIMA SEM ALMOÇAR NA ROSA NAUTICA
É IR A PARIS SEM SUBIR NA TORRE EIFFEL
E A COZINHA É EXCELENTE!

Ao olhar para baixo dali, é impossível não avistar o restaurante La Rosa Náutica, construção ao estilo inglês fincada no fim de um píer que avança pelo oceano. Não é preciso ser dotado de muita imaginação para adivinhar que as estrelas do cardápio vêm do mar, incluindo o onipresente ceviche.

Antes (ou depois) da refeição naquele restaurante vale andar pela orla de Miraflores. Durante o passeio, não é difícil esbarrar em um peruano vestido com bermuda colorida oferecendo aulas de surfe para iniciantes. O mar gelado - a praia é de pedra, sem faixa de areia - pode ser convidativo para esportistas. Mas os simples banhistas preferem mergulhar em outras praias distantes do bairro.

Uma caminhada de minutos liga o Shopping Larcomar até o Parque do Amor. Com um pouco mais de disposição, é possível chegar a pé - descendo escadas de pedra - ao píer do La Rosa Náutica. Já uma curta corrida de táxi separa a orla de Miraflores do movimentado Parque Kennedy, outra área cercada por inúmeras lojas de todos os tipos. Nos arredores da praça, também há uma infindável oferta de bares e restaurantes.
As barraquinhas espalhadas pela praça merecem uma atenção especial dos que apreciam comidinhas de rua. São doces, salgados e bebidas locais, como chica morada, uma espécie de suco avermelhado extremamente doce preparado com um tipo de milho. A mistura é tão apreciada pelos peruanos quanto a Inca Kola, refrigerante amarelo (como um detergente) com gosto de chiclete que também é uma mania nacional.

Resultado de imagem para sítio arqueológico Huaca Pucllana FOTOS

O roteiro por Miraflores inclui uma passagem pelo sítio arqueológico Huaca Pucllana, construção do período pré-colombiano hoje fincada em meio aos prédios modernos do bairro. Depois da visita guiada pelas ruínas - que não dura mais do que uma hora - reserve um tempo para o restaurante do local. A vista para o impressionante centro arqueológico compensa a ausência do mar.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

PESSOALMENTE NÃO GOSTEI MUITO DE MIRAFLORES. ACHEI BEM BURGUÊS, SEM MUITA SURPRESA. PREFERI, SEM COMPARAÇÃO POSSÍVEL, O BAIRRO DE BARRANCO. MUIO MAIS ENCANTO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails