sexta-feira, 18 de março de 2016

LAURA DE VISON

Homenagem a Grande Diva Carioca do Trash


Laura de Vison, nascida Norberto Chucri David (Rio de Janeiro7 de setembro de 1939 — Rio de Janeiro, 8 de julho de 2007), foi uma professoraatriz e transformista brasileira.
Como atriz, por sua atuação em Os Bigodes da Aranha, em 1991, foi agraciado com a Medalha de Ouro no Festival du Court-Métrage de Bruxelles, Bélgica. Recebeu ainda o Candango de Ouro, em Brasília, e o Sol de Prata, no Fest Rio, na categoria de melhor ator em Mamãe Parabólica.
Considerada a musa do underground carioca, Laura fez muito sucesso nas décadas de 197080 e 90 como transformista. Seu nome artístico surgiu ainda nadécada de 60 quando desfilava de biquíni e casaco de pele no Carnaval carioca. O personagem em si surgiu em 1981, quando resolveu parar de estudar teatro tradicional. Laura concluíu que este tipo de encenação era muito parada., e então teve a ideia de me vestir de mulher para provocar as pessoas.
Na década de 1970, foi presa por homofobia, segundo ela “simplesmente por ser gay”. Ficou dez dias em uma cela que lhe rendeu uma grande experiência de vida.
Até recentemente, Laura fazia shows na cena GLBTT carioca e suas aparições eram sempre muito festejadas. Um de seus principais palcos foi o bar Boêmio, no Centro do Rio de Janeiro, onde atuava como stand-up comedian, narrando suas dificuldades, amores perdidos e maiores alegrias. Ali, era aplaudida por turistas, antropólogossociólogos, atores, cantores e personalidades internacionais, como o estilista Jean Paul Gaultier. Quando soube que Laura lecionava história e moral e cívica, Gaultier, pasmo, declarou à imprensa: "Interessante essa faceta dupla, isso não seria permitido pela moral francesa".
Após 18 anos como professor no Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, perdeu o emprego porque respondeu às perguntas dos alunos sobre a transmissão sexual da AIDS e por admitir ser homossexual.
Muito profissional, em O fantasma da ópera chegou a comer o cérebro do fantasma: dois miolos crus, com quase 300 gramas. Laura de Vison geralmente era comparada a drag queen americana Divine, atriz preferida do diretor John Waters (Pink Flamingos, 1972) por suas performances bizarras e incomuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails