quinta-feira, 10 de março de 2016

DO ALTO DA BOA VISTA


Salvador, 20 de fevereiro de 2016

A
Defensoria Pública do Município de Salvador

Na qualidade de comissão representativa da comunidade de moradores do Alto da Bela Vista, em Itapuã, vimos através deste oficio buscar um canal de diálogo com a administração pública no que se refere à reforma da Praça do Alto da Bela Vista, mais conhecida como “Praça do Coreto”, que há mais de 30 anos é um local destinado a eventos das mais diversas expressões artísticas e culturais, se tornando ao longo do tempo um Espaço Cultural de fundamental importância e reconhecimento para a comunidade de Itapuã. Para isso é preciso recuperar um pouco do histórico desse processo.

1.       No mês outubro de 2015, iniciou-se o processo de medição do local com o objetivo de iniciarem-se as obras de reforma da praça. A comunidade não foi consultada e nem teve acesso ao projeto. Nesse ínterim, buscamos o contato da assessoria da vereadora Kátia Alves, que soubemos seria a responsável pela obra, para buscarmos o diálogo. Na oportunidade entregamos em mãos da assessoria um dossiê com fotografias de eventos e ações culturais que aconteciam nesse espaço, com o intuito de sensibilizar sobre a necessidade da preservação do aspecto cultural dessa praça, que serve há mais de trinta anos como espaço de realização de eventos culturais da comunidade de Itapuã. Obtivemos do assessor a garantia que a obra não seria iniciada sem antes o projeto ser apresentado à comunidade

2.       Para a nossa surpresa, no mês de dezembro fomos informados que as obras começariam na praça sem que ninguém da comunidade tivesse acesso ao projeto. No dia marcado para o início das obras a comunidade se mobilizou e solicitou a presença da vereadora para que pudéssemos dialogar sobre nossa reivindicação. A vereadora compareceu à reunião com sua assessoria, apresentou enfim o projeto e ouviu as reivindicações da comunidade e disse que faria todos os esforços para atender essas reivindicações, que seria a preservação da Praça como Espaço Cultural através da manutenção do Coreto e o do quiosque “O Rumo do Vento” que há mais de 30 anos estava instalado no local.

3.       As obras de fato se iniciaram e durante todo esse tempo, desde dezembro de 2015, os moradores têm se mobilizado, criando uma comissão que se reúne regularmente para discutir as estratégias de reivindicação, tentando buscar diálogo com os órgãos competentes. Protocolamos ofício com nossas reivindicações e um abaixo assinado de moradores e frequentadores do local junto à ouvidoria da Câmara Municipal e solicitamos também através de outro oficio protocolado no dia 15/01/2016 uma audiência com a SEMAN para discutir o projeto. Até agora não recebemos nenhuma resposta em relação a esses ofícios.

4.       Desde a apresentação da versão original, esse projeto sofreu várias modificações, algumas atendendo as reivindicações da comunidade, como a manutenção do Coreto, mas em seu conjunto ainda sem contemplar a principal reivindicação que é a preservação do caráter de Espaço Cultural que a praça sempre teve, o que implica na existência de um quiosque com banheiros e cobertura, para servir de apoio aos eventos culturais que ali acontecem. Nenhuma das modificações sofridas no projeto desde sua versão original, foram objeto de discussão com a comunidade. Isso é preciso deixar bem claro !

5.       No presente momento as obras continuam, inclusive com a colocação de uma placa no local informando que a data de início das obras seria somente 01/04/2016, o que faz aumentar ainda mais a confusão sobre o assunto. Além disso a comissão de moradores ainda continua com dificuldades para se fazer ouvir junto aos representantes do poder público responsável pela obra.

6.       O último acontecimento foi a demolição do quiosque denominado O RUMO DO VENTO, que e era a referência para os eventos que aconteciam no local, apagando uma página importante da história da comunidade de Itapuã.
Diante do exposto, a comissão de moradores traz através desse ofício, claramente, as suas reivindicações sobre a reforma da praça, que são as seguintes:
1.       Necessidade de um quiosque equipado com dois banheiros, para servir de apoio para os eventos culturais realizados no local
2.       Necessidade de uma cobertura, localizada entre o coreto e o quiosque, para abrigar o público participante dos eventos, cobertura essa que inclusive constava do projeto original e na versão atual não mais existe.

Certos de contar com sensibilização das autoridades sobre as reivindicações da comunidade em relação à importância da preservação da Praça do Alto da Bela Vista como um Equipamento Cultural da Comunidade de Itapuã, aguardamos um posicionamento por parte dessa Defensoria.


Comissão de Moradores da Comunidade do Alto da Bela Vista - Itapuã

Exibindo 12376797_966640680078516_7895797303740216329_n.jpg


MANIFESTO DE ARTISTAS, COLETIVOS E PRODUTORES CULTURAIS EM DEFESA DA PRAÇA DO ALTO DA BELA VISTA (PRAÇA DO CORETO), COMO ESPAÇO CULTURAL DA COMUNIDADE DE ITAPUÃ

Nós artistas, grupos, coletivos e produtores culturais abaixo assinados, manifestamos o nosso apoio à preservação da Praça do Alto da Bela Vista (Praça do Coreto) em Itapuã, pois estabelecemos algum tipo de relação com esse espaço através de nossa atividade artístico e cultural. Entendemos que trata-se de um espaço cultural dos mais relevantes para a comunidade e para toda a cidade de Salvador, e por isso defendemos ser prioritária a manutenção do Coreto e a reconstrução do Quiosque “O Rumo do Vento” com cobertura e banheiros, para que esse espaço possa continuar a abrigar eventos culturais, como vem acontecendo nos últimos 30 anos, recebendo visitantes de várias partes do país e do mundo.

1.     GANHADEIRAS DE ITAPUÃ (grupo tradicional – BA)
2.     MARGARETH MENEZES (cantora – BA)
3.     GRUPO BOTEQUIM (grupo de samba – BA)
4.     MALÊ DEBALÊ (grupo afro – BA)
5.     WALTER QUEIROZ (musico/compositor – BA )
6.     JULIANA RIBEIRO (cantora - BA)
7.     JULIO CALDAS (musico/compositor – BA)
8.     AMADEU ALVES (músico e gestor cultural – BA)
9.     ORQUESTRA DE PANDEIROS DE ITAPUÃ (grupo musical –BA)
10.                       WALMIR LIMA (sambista e compositor - BA)
11.                       FIRMINO DE ITAPUÃ (sambista e compositor - BA)
12.                       ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE ITAPUÃ (BA)
13.                       REDE SONORA (grupo musical - BA)
14.                       TRIBUNA LIVRE DO SAMBA (grupo de samba – BA)
15.                       ALEXANDRE VARAPAU (ator/palhaço – BA)
16.                       COLETIVO CARTA NA MANGA (grupo musical – SP)
17.                       MANOEL MESQUITA JR (ator/diretor teatral – SP)
18.                       PAULO HENRIQUE (músico/compositor – SP)
19.                       REGIANE POMARES (cantora – SP)
20.                       ALINE CHIARADIA (cantora – SP)
21.                       ÊNIO BERNARDES (músico – BA)
22.                       VALDÊNIO MARTINHO (musico/sambista – MG)
23.                       ZÉ DA GUIOMAR (grupo de samba – MG)
24.                       MÁRCIO SOUZA (musico – MG)
25.                       TERNO DE REIS DE ITAPUÃ (grupo cultural – BA)
26.                       AFOXÉ KORI NAGO (grupo cultural – BA)
27.                       GIL NOVAES (ator/autor/diretor teatral – BA)
28.                       DANIELA AMOROSO (dançarina/percussionista – BA)
29.                       GRUPO SAMBA E SEDE (grupo de samba – BA)
30.                       CIA PÉ NA TERRA (grupo de palhaços – BA)
31.                       LU SANTANA (cantora/compositora – BA)
32.                       CARLINHOS SANTOS SILVA (poeta – BA)
33.                       JONGA LIMA (cantor/compositor – BA)
34.                       MARLY MURITIBA (artista plástica – BA)
35.                       MARCOS OLIVEIRA (músico/compositor – BA)
36.                       MARINA LOPES (produtora cultural – SP)
37.                       MAÍRA VALENTE (ativista cultural – BA)
38.                       VITOR ROCHA (cineasta – BA)
39.                       LULA OLIVEIRA (cineasta e gestor cultural – BA)
40.                       ADLER KIBE PAZ (cineasta – BA)
41.                       EDUARDO RAVI (ativista cultural – BA)
42.                       MANOELA OLIVEIRA (ativista cultural – BA)
43.                       ANALU FRANÇA (produtora cultural – BA)
44.                       ERNANDES SANTOS (fotógrafo - BA)
45.                       SALVIANO FILHO (artista plástico e produtor cultural – BA)
46.                       LUCIO OLIVA (poeta – BA)
47.                       IVES QUAGLIA (artista plástico – BA)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails